Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O que é a FESF-tech?

A Fesf-tech é a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da FESF-SUS. Foi inaugurada em 23 de novembro de 2018 com a proposta de ser um HUB (espaço de encontros, interseções, aproximando e integrando pessoas, Universidades, Institutos de Pesquisa, poder público e startups) em saúde na Bahia, proporcionando um “Ecossistema” favorável ao desenvolvimento de projetos tecnológicos e de inovação, buscando estimular a produção de novos conhecimentos direcionados às necessidades do SUS.

Atualmente a FESF-tech realiza a gestão dos seguintes projetos:

Plataforma Tecnológica – IPeS

A iPeS foi o resultado de uma Encomenda Tecnológica (instrumento da Lei de Inovação), protagonizada pela FESF-SUS. É uma inovadora Plataforma de Interoperabilidade que consegue reunir informações dos diferentes prontuários eletrônicos, aplicações e sistemas de informação em saúde – da atenção básica ao hospital; dados clínicos, laboratoriais e de vigilância; dos serviços públicos e privados – e organizá-las gerando um Registro Eletrônico de Saúde que contém as informações de saúde da vida de uma pessoa e um repositório de dados importante para várias análises individuais e coletivas.

APP IPeS

Aplicativo do Cidadão – disponibilizado e utilizado para fornecer gestão de consentimento e acesso a informações armazenadas no RES aos cidadãos/pacientes, distribuído gratuitamente através de lojas de aplicativo Android. Este aplicativo reúne os registros do cidadão em um só lugar, permitindo que o usuário tenha acesso aos seus registros clínicos e aos resultados de exame, além de poder compartilhar estes dados com médicos de sua confiança e familiares.

Aplicativo Clínico – disponibilizado e utilizado por profissionais de saúde para acesso a informações armazenadas no RES, também distribuído gratuitamente através de lojas de aplicativos Android. (ipes.tech/portal)

Sistemas de informação do SUS integrados com a IPeS: 

  • e-SUS AB ( Atenção Básica): é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional.
  • e-SUS VE (Vigilância Epidemiológica): uma ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos de coronavírus, que apresentem o quadro clínico de síndrome gripal.
  • GAL : Gerenciador de Ambiente Laboratorial.

As notificações originárias dos sistemas de informação E-SUS AB e do e-SUS VE, e os resultados de exame de COVID-19 originárias do sistema GAL estão conectados ao Portal web da iPeS. 

Sistemas de terceiros, públicos e privados, já com conexão com a iPeS/ Interfaces:

Centralizador e-SUS – AB

  • Secretaria de Estado de Saúde Maranhão, CNES: 6064647.
  • Secretaria de Estado de Saúde Sergipe, CNES: 5589711.
  • Secretaria de Estado de Saúde Pernambuco, CNES: 6471188.

Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) dos seguintes municípios:

  • Juazeiro – BA
  • Paulista – Pernambuco
  • Açailandia – Maranhão
  • Caxias – Maranhão
  • Petrolina – Pernambuco

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina- CNES: 5455197

Benefícios da IPeS: 

Interoperabilidade dos serviços e integração de informações; 

Acesso dos usuários às suas informações de saúde, promovendo autonomia do cidadão no autocuidado; 

Maior efetividade e eficiência das intervenções, otimizando ofertas de serviços de saúde à população; 

Uso eficiente de tecnologias de informação e comunicação nos processos de gestão e de cuidado do Sistema Único de Saúde; 

Acesso à informação de qualidade, com transparência e segurança; 

Colaboração mais estreita entre os governos, empresas, terceiro setor, academia e cidadãos;

Apoio na gestão de recursos públicos, no planejamento dos investimentos, no controle e na prevenção de riscos;  

Melhoria da imagem do SUS na sociedade; 

Consolidação da imagem da FESF como instituição produtora de inovação para o SUS.

Respirador ArtificialEste projeto visa desenvolver um respirador artificial de baixo custo adaptado com reanimador manual (AMBU) que será disponibilizado em breve ao Sistema Único de Saúde. Está sendo executado numa parceria entre a FESF-tech (diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da FESF-SUS), Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB/CETENS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Unopar Candeias, em uma ação que conta com apoio financeiro da Embaixada dos EUA.

Programa de Gestão da Inovação – A FESF-tech, enquanto diretoria de fomento à inovação, ciência e tecnologia, se propôs a implementar a Gestão da Inovação na FESF-SUS, entendendo a Inovação como eixo transversal do Plano Estratégico 2018-2021. Seu desenvolvimento contemplou quatro estágios: Plano de Projeto, Oficina de Ideação, Desenvolvimento e Teste, e seguiu orientado pelas seguintes abordagens metodológicas: Aprendizagem Vivencial, Design Thinking, Gestão Ágil e Gamificação.

Ao implementar a Gestão da Inovação, a FESF-SUS instrumentalizará a FESF-TECH, ampliando sua capacidade de desenvolver tecnologias de forma colaborativa e sustentável, envolvendo instituições públicas e privadas – governos, universidades, serviços, instituições de pesquisa, empresas, fundos de fomento e investimento, entre outros – no esforço contínuo de qualificar a atenção à saúde.

Saúde ON – O Projeto Saúde On consiste no desenvolvimento de tecnologias de Internet das Coisas (IoT), oferecendo um sistema embarcado para monitoramento remoto e domiciliar dos sinais vitais (pressão arterial, temperatura e frequência cardíaca) e saturação periférica de oxigênio (SpO2) do paciente (coleta pelos sensores via bluetooth, armazenamento local, transmissão e armazenamento central); lembrete da administração do medicamento ou cuidado (prescrição pelo profissional, ciência da prescrição, aprazamento e registro de administração realizada ou de cuidado realizado); notificação de sinal de emergência ou queda do paciente; e agendamento de visita dos profissionais.  

 

Tem como objetivo ofertar uma solução de baixo custo, monitorando os sinais vitais no domicílio do paciente através de um módulo eletrônico (concentrador) que envia esses sinais para um servidor e uma interface web, possibilitando interação com profissionais de saúde em tempo real. A proposta é monitorar o paciente 24h através de uma Central de Atenção Domiciliar, composta por equipe multiprofissional.

 

Espera-se desenvolver um MVP (Mínimo Projeto Viável) que contará com uma interface amigável via internet e sistema micro processado para aquisição e transmissão de dados biomédicos. O projeto é inovador, porque não existe solução semelhante no mercado e justifica-se pelo melhor atendimento ao paciente, otimização do uso dos leitos hospitalares, redução de custos com perdas e minimização de riscos severos por falta de acompanhamento continuado do paciente.

Desta forma, o Sistema de Monitoramento Online da Saúde do Paciente- Saúde On, representa uma solução que dialoga com a necessidade de qualificação da atenção domiciliar através de uma tecnologia de baixo custo. Representando também uma potente ferramenta de gestão do cuidado, dando um suporte tanto para o cuidador familiar quanto para a equipe de saúde.

Custo Total de Propriedade – Desenvolvido em parceria com o IFBA, software para aplicação do conceito de custo total de propriedade na aquisição de equipamentos médico-hospitalares (EMH). Engloba o cálculo do custo total de uma propriedade promovendo redução do tempo entre falhas, extensão da vida útil e um melhor planejamento estratégico para os EMH.

O software tem o objetivo de ofertar uma solução que possibilite o setor público realizar melhores compras, considerando outras variáveis de custos que afetam o uso de um equipamento durante sua vida útil, como a ambientação, manutenção e descarte.

Gestão da Inovação – Construção e implantação do Programa de Inovação na FESF-SUS, contemplando concepção e implementação de boas práticas de inovação. Desenvolvimento  metodologia que qualifique a comunicação entre a Fundação e os trabalhadores para disseminar a política de inovação, compartilhar e desenvolver conhecimentos, inserção e a gestão das ideias.

APP Parto Humanizado – Desenvolvido em parceria com a UFBA. Proposta de apoio ao acompanhamento, monitoramento e avaliação de indicadores de saúde de atenção à mulher no ciclo gravídico puerperal. Contribui com o processo de trabalho da gestão do serviço e auxilia no processo de tomada de decisões.

APP Regulação – Desenvolvido em parceria com a Escola de Administração da UFBA. Solução tecnológica para o sistema SuremWeb que viabiliza transparência no processo regulatório, ampliando o acesso direto a distintos níveis de informações sobre os serviços de saúde regulados, tanto para gestores quanto para usuários.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.