A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) foi oficialmente instituída em maio de 2009. Na Bahia, é um órgão integralmente público, intermunicipal, integrante da administração indireta dos Municípios, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e dotado de personalidade jurídica de direito privado. Esse modelo surge da combinação entre duas modalidades de instituições públicas da administração brasileira: as autarquias e as empresas estatais.

A FESF-SUS se constitui como uma proposta inovadora e consistente para avançar no fortalecimento do SUS e no desenvolvimento de um modelo de gestão interfederativa, atuando em todas as regiões da Bahia como uma instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) , cumprindo função essencial para a gestão compartilhada de serviços de saúde integrados com os entes federativos. Esse modelo inovador se apresenta como uma solução jurídico-administrativa e sanitária para o desenvolvimento da atenção à saúde no Estado da Bahia e propicia agilidade e segurança para gestores, usuários, trabalhadores como um democrático veículo de concretização do direito humano fundamental da saúde.

A FESF-SUS foi constituída por 69 municípios do Estado da Bahia com permissão da Lei Complementar Estadual n.º 29, de 21/12/2007, tendo como base os princípios de gestão compartilhada, democrática e participativa. A Fundação é integralmente pública e mais autônoma como são as Universidades Públicas, e tão ágil e versátil quanto são as Empresas Estatais.

Soluções inovadoras para o SUS.
Produzir 01 solução inovadora por núcleo/ serviço e 02 para o SUS.
• Compromisso com o SUS
• Ética
•  Democracia
• Eficiência
• Valorização do trabalhador
• Inovação

Conheça o primeiro endereço online da FESF!