As Ouvidorias públicas são instrumentos de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios referentes às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aperfeiçoamento da gestão pública.
Tipos de Manifestação
Elogio
Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço recebido ou sobre as pessoas que participam do serviço/atendimento.
Denúncia
Comunicação de irregularidades ocorridas na administração pública ou ocorridas em razão do exercício negligente ou abusivo dos cargos, empregos e funções. Comunicação de infrações disciplinares prática de atos de corrupção ou improbidade administrativa que venham ferir a ética e a legislação.
Reclamação
Manifestação de desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou do servidor público, considerado ineficiente, ineficaz ou não efetivo.
Sugestão
Manifestação que apresenta uma ideia ou proposta para aprimoramento dos serviços prestados pela Administração Pública, ainda que associada a uma reclamação específica.
Canais de comunicação:
As manifestações também podem ser feitas, pessoalmente, ou através de carta, pelo endereço:
Ouvidoria FESF-SUS
Endereço: Avenida Estados Unidos, 161, Edifício Suerdieck, 8º andar, Comércio, Salvador – Bahia
CEP: 40010020
E-mail: ouvidoria@fesfsus.ba.gov.br
Telefone: (71) 3417-3503
Devido a questões técnicas relacionadas a atualização de programação deste site, o formulário de demandas está temporariamente desativado até que haja o funcionamento normal dos campos de respostas.
As demandas podem ser registradas também através da Ouvidoria da SESAB.
Ouvidoria SUS Bahia
- Por meio de um formulário digital (para acompanhar sua demanda, clique aqui);
- Através do telefone: 0800 284 0011 (Opção 1 – Saúde), que funciona no horário de 8h às 18h;
- Presencialmente, na sede da Sesab.
A Ouvidoria SUS Bahia, criada por meio da Portaria nº. 775 de 2004, compõe a estrutura da Secretaria da Saúde. Constituída por uma coordenação, funcionando no nível Central, e uma Rede de 23 Ouvidorias.
Atua em consonância com os Princípios e Diretrizes do SUS e com o Plano Diretor de Regionalização da Saúde, coordenando Ouvidorias nas macrorregiões, centros de referencias, nos grandes hospitais da Rede Própria, e apoiando Secretarias Municipais da Saúde na implantação e implementação de Ouvidorias.