Fundador do Conasems, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, eleito como secretário geral da entidade em 1988, Dr. Carlos Alberto Trindade recebeu a comenda “Moeda 30 anos do CONASEMS” em solenidade realizada no 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e 6º Congresso Norte e Nordeste nesta quarta feira (25) em Belém (PA).

O médico sanitarista, diretor da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), já atuou como Secretário de Saúde de Cachoeiras de Macacu – RJ e presidente do COSEMS-RJ, além de ter sido Secretário de Saúde dos municípios de Camaçari e de Salvador, na Bahia.  A homenagem foi entregue a pessoas que tiveram atuação destacada na construção do SUS como dirigentes, pesquisadores e profissionais da saúde.

“Participei da comissão provisória de criação de uma entidade nacional que congregasse e representasse os mais de 5.000 Secretários Municipais de Saúde. Fui eleito, no Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde que aconteceu em Olinda (PE) em 1988, como Secretário Geral da primeira diretoria do CONASEMS”, lembrou Trindade.

O evento marca a comemoração dos 30 anos do CONASEMS, com o tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à saúde, a organização do sistema e o financiamento da política de saúde”.

Trindade ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), e a necessidade de fortalecer esse sistema que está completando 30 anos de existência. “O SUS de hoje é tão grandioso quanto os nossos sonhos: é o maior Plano de Saúde do Mundo. É um patrimônio de todos nós e pertence ao povo brasileiro, mas hoje está sob ameaças diversas. Ainda há muito o que melhorar, mas não podemos perder tudo o que já avançamos”, destacou.