Na última semana de junho (27, 28, 29 e 30/06) a comissão formada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) realizou visitas de monitoramento e acompanhamento nas unidades com trabalhadores vinculados ao Programa Primeiro Emprego na região de Vitória da Conquista, Guanambi, Ilhéus e Jequié.

A comissão formada por Alisson Sousa (FESF-SUS), José Henrique Falck Silva (SESAB) está monitorando as funções que são desempenhadas pelos egressos do programa, através de pesquisa de avaliação, preenchida pelos trabalhadores e chefias imediatas. Além disso, apresentando o curso de aperfeiçoamento que será ofertado ao longo da experiência dentro do Programa Primeiro Emprego. “Esse momento é importante pois nos aproximamos tanto dos egressos quanto das chefias nas unidades de trabalho, já que nessa região temos um número expressivo de trabalhadores”, ressaltou Alisson Sousa, Gestor do Programa na FESF-SUS.

Os trabalhadores a serviço do Programa, nessa região, possuem as seguintes formações: Técnico em Enfermagem, Administração, Informática, Analises Clinicas, Logística e Secretariado, totalizando 59 trabalhadores. Em Salvador, região com 110 trabalhadores, a comissão já realizou visitas na Secretaria de Saúde do Estado, Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Geral do Estado, e nas maternidades IPERBA e Albert Sabin, as demais unidades estão agendadas para este semestre.

No Hospital Regional de Guanambi o acolhimento foi realizado na quarta-feira, dia 27, com os jovens do Programa Primeiro Emprego lotados na Instituição, bem como no HEMOBA e BOS – Base Operacional de Saúde. A Diretora Geral do Hospital Maria das Graças Costa Cotrim, ressaltou que a melhor forma de adquirir experiência é começar desde cedo.  “Estes jovens são acolhidos nesta Unidade Hospitalar com muito respeito, tendo reuniões constantes e acompanhamento diário”, reforçou.

Os jovens formam um “time” para trocar experiências e ajudar uns aos outros a descobrir suas habilidades e estabelecer metas de trabalho e de vida para prepará-los para o mercado de trabalho, uma oportunidade que não tive, relatou a Diretora.

Os coordenadores José Henrique Falck (SESAB) e Alisson Souza (FESFSUS) destacaram na reunião com muita ênfase que “saber por onde começar pode ser um diferencial importante nesse momento”. E na dinâmica de apresentação, os jovens demonstraram o grau de satisfação da oportunidade, do aconchego diário das Equipes do Hospital. Portanto, o lema do Hospital é: “ACOLHIMENTO, HUMANIZAÇÃO E RESPEITO” com os cidadãos.

Através de Reuniões Acolhedoras e entrevistas realizadas pelo Diretor Geral, Coordenação de Enfermagem, Diretor Administrativo e Psicólogo, foram direcionados para os mais diversos setores: Emergência, UTI Neonatal, Maternidade, Centro Cirúrgico, Farmácia, Almoxarifado, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambulatório, SAME, Central Telefônica, Serviço Social, Internamento, Programa CHIBA e Setor de Recursos Humanos.

Vale ressaltar que todos os jovens são acompanhados e avaliados periodicamente pelo coordenador imediato de cada setor, observando-os no contexto hospitalar e realizando a Avaliação de Desempenho. “ Por tudo isso, a Direção do Hospital regional de Guanambi, parabeniza e agradece ao Governador Rui Costa pela iniciativa e oportunidade aos jovens baianos”, ressaltou a Diretora da unidade.

Texto: Ascom FESF-SUS e Maria das Graças Costa Cotrim – Diretora Geral do Hospital Regional de Guanambi