Lacen 105 anos. A FESF-SUS também faz parte dessa história!

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA) completou, nesta segunda feira (7), 105 anos de funcionamento, atendendo aos 417 municípios da Bahia. O Lacen é o laboratório de referência no Estado para identificação de doenças contagiosas, alimentos contaminados, água imprópria para consumo e para o novo Coronavírus.

Ele se tornou o maior laboratório público do país em capacidade para testagem da COVID-19, e como parte desta força tarefa no enfrentamento ao novo Coronavírus, também está trabalhando em conjunto com a Fundação Estatal Saúde da Família, por meio do contrato de gestão compartilhada com a SESAB.


São 25 trabalhadores, entre técnicos de laboratório e analistas clínicos, ampliando a capacidade de atendimento do laboratório, possibilitando o funcionamento 24 horas, todos os dias da semana. “Parabenizamos o Lacen pelos 105 anos de história e também pelo excelente desempenho no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Para a FESF, é um orgulho estar associada a esta história e caminhar, lado a lado, na construção de um Sistema Único de Saúde mais eficiente e com maior qualidade”, destacou o Secretário Executivo da Fundação Estatal, José Santana.


Por meio da gestão compartilhada com a SESAB, a FESF-SUS ajuda a desenvolver ações que garantem a realização das análises das amostras biológicas coletadas em toda a rede de serviços e a melhora dos fluxos de atendimento aos casos da infecção, além de fortalecer a capacidade de alerta e resposta do SUS frente às emergências, atuando de forma coordenada e articulada com as vigilâncias em saúde, rede assistencial, ANVISA e outros órgãos envolvidos na prevenção e controle do COVID-19.