NUGEP promove ações voltadas para a Saúde do Trabalhador

Desde o início da pandemia do novo coronavírus o Núcleo de Gestão de Pessoas da Fundação Estatal Saúde da Família implantou uma série de ações voltadas para promoção da saúde do trabalhador, tanto para monitorar e acompanhar os trabalhadores com sintomas ou que testaram positivo para a COVID-19, quanto para assistir os trabalhadores com ofertas complementares.

Psicóloga Residente da FESF-SUS, teve como campo de prática o atendimento aos trabalhadores FESF-SUS.

A psicóloga Luiza Sanches, residente dos Programas Integrados de Residências da FESF-SUS ofereceu suporte psicológico para os trabalhadores neste período da pandemia, utilizando este espaço para realização do seu campo de prática de estágio. Esta ação foi realizada tanto para os trabalhadores monitorados nos casos suspeitos ou confirmados de COVID quanto para os que sinalizaram necessidade de um cuidado com a saúde mental.

O levantamento dos casos assistidos foi realizado pela Técnica de Segurança do Trabalhado do NUGEP, Lídia Amorim, e em seguida, assim como de maneira passiva para quem manifestasse interesse e assim foram agendadas as sessões.

O serviço de monitoramento para os casos da COVID-19 da FESF-SUS já atendeu 248 trabalhadores. Este acompanhamento é realizado via telemedicina com médico do trabalho, para os trabalhadores que testaram positivo para a Covid-19, tiveram contato com pessoa contaminada ou que estão com sintomas.

O NUGEP disponibilizou para os trabalhadores um novo canal de comunicação através do site http://www.fesfsus.ba.gov.br/covid19/, além do Portal RH online. O acesso é simples e totalmente remoto e  acompanhado pela técnica de segurança do trabalho do Nugep.  Todos os trabalhadores contactados elogiaram a iniciativa da FESF para este cuidado e acolhimento  de seus trabalhadores.

Fluxo de atendimento

RH Online | O trabalhador envia o atestado médico caso o tenha através do portal, caso não tenha o atestado médico é só preencher a autodeclaração, também disponível no portal RH online, em seguida é agendado o monitoramento com o médico do trabalho, que fará o acompanhamento até a alta.