SERVIÇO DE APOIO INSTITUCIONAL

O Serviço de Apoio Institucional está reinventando-se para continuar, na atual circunstância de restrição de deslocamento aos territórios, ofertando suporte técnico pedagógico aos municípios utilizando as tecnologias de conversas por vídeo, para seguir com a agenda de apoio aos gestores municipais. Os apoiadores institucionais organizaram agendas de teleconferências (web reuniões, web colegiados de coordenadores de Atenção Básica, web fóruns) com foco nas medidas de enfrentamento da Pandemia, estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde e no apoio para a elaboração de ações municipais de combate à COVID-19, bem como da mitigação do adoecimento.

Até o Momento  113 municípios já foram contemplados com WEB reuniões, e 23 das 28 regiões de saúde já foram contempladas com WEB COCAB, 02 Fóruns Perinatais, 01 na região de Irecê e outro na região de Jacobina.

As ações remotas do apoio institucional foram orientadas por roteiros pactuados entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio da Diretoria Estadual de Atenção Básica e da Gestão do Apoio Institucional da FESF-SUS. Este documento destaca a prioridade da pauta durante as webs reuniões, em discutir ações estratégicas para o enfrentamento da COVID-19, levantamento de demandas e a situação epidemiológica dos municípios.

Os apoiadores disponibilizam materiais orientadores sobre o tema e mantêm contato constante com os gestores, orientando-os para elaboração dos planos de ações municipais, e e priorizando os municípios com casos confirmados da COVID-19.  “Alguns pontos são importantes, como a organização da Rede de Atenção, demandas relacionadas à organização do trabalho das equipes de Atenção Básica, o funcionamento dos serviços de saúde e, principalmente, a definição de fluxos e da referência em casos graves da doença”, destacou Kally Soares, gestora do serviço na FESF-SUS.

Mesmo com os esforços para manter a regularidade das ofertas de Apoio Institucional, além das web reuniões com os gestores, as equipes do Apoio Institucional estão participando do plantão “SESAB Atende”, e do Plantão suporte ao CREASI- Centro de Referência Estadual de Saúde do Idoso, nas orientações às Instituições de Longa Permanência de Idosos.  Esses canais de atendimento estão abertos para atender aos gestores, aos usuários e trabalhadores da saúde, em dois turnos.

Contatos:

dab.centroleste@saude.ba.gov.br | dab.centronorte@saude.ba.gov.br | dab.leste@saude.ba.gov.br | dab.extremosul@saude.ba.gov | dab.nordeste@saude.ba.gov.br | dab.oeste@saude.ba.gov.br | dab.norte@saude.ba.gov.br |  dab.sul@saude.ba.gov.br |  dab.sudoeste@saude.ba.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support