Apoio às gestantes em tempos de pandemia 

As enfermeiras obstetras lotadas no Serviço de Apoio ao Parto Natural Humanizado, realizado pela FESF-SUS, em gestão compartilhada com a SESAB, em 16 municípios, elaboraram uma série de materiais para orientar os profissionais de saúde e mulheres no ciclo gravídico puerperal no enfrentamento à COVID – 19, conforme Notas Técnicas e Resoluções do Ministério da Saúde e da SESAB.

As orientações visam atualizar profissionais e usuários quanto às novas Recomendações Ministeriais, Estaduais e municipais, no intuito de tornar a assistência ao pré-natal, parto e puerpério ainda mais segura. E, para as gestantes e mamães com suspeita ou confirmadas de infecção por COVID 19, orientações de cuidados seguros, protegendo mãe e bebê.

Como parte do instrumento de Gratificação por Produção e Qualidade, no mês de abril, foi entregue de um plano de ação para enfrentamento à COVID 19 específico para a mulher no ciclo gravídico puerperal. O plano foi elaborado juntamente com a equipe de gestão municipal, com envolvimento da coordenação da Atenção Básica do município e da coordenação do Hospital de Pequeno Porte (HPP).

Os canais de comunicação online são uma potente ferramenta para estreitar a relação entre os profissionais de saúde e as gestantes. Os grupos de whatsApp para apoio às gestantes, criados pelas Enfermeiras Obstetras e gestão municipal, possibilitam definição de fluxos efetivos, agendamentos de consultas de pré-natal e apresentação virtual das unidades de HPP, quando há impossibilidade de realizar visitas de vinculação com a gestantes, sempre com a orientação de evitar aglomerações.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support