MONITORA COVID-19

No âmbito das encomendas tecnológicas recebidas pelo Governo do Estado, a FESF-SUS entregou o “Monitora Covid-19”. O aplicativo foi construído em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e empresas (Novetech e Core).  Este aplicativo permite a interação com os cidadãos, identificando os que tenham sintomas da COVID-19 e o seu monitoramento clínico por médicos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da FESF-SUS. A iniciativa chamou a atenção do Consórcio Nordeste, que celebrou Convênio de Cooperação Técnica com a FESF para disponibilização do “Monitora COVID-19” para todos os estados nordestinos interessados. Além disso, o Monitora COVID-19 está conectado à Plataforma Eletrônica da Saúde (iPES), o que permitirá a integração das informações aportadas no App ao Registro Eletrônico de Saúde do cidadão. O Aplicativo já está disponível para usuários de todo o Brasil, nas lojas da Google e da Apple, com retaguarda clínica, treinadas pela FESF, em funcionamento nos estados do Piauí, Maranhão, Sergipe e Paraíba.

Com a Pandemia da COVID-19, a FESF iniciou uma busca por experiências de combate ao coronavírus, em todo o Brasil, com potencial para melhorar o cuidado às pessoas em seus domicílios, contribuindo para reduzir a sobrecarga aos serviços de saúde e, ao mesmo tempo, auxiliar o poder público no diagnóstico sobre a evolução da pandemia no território. Neste processo, foi identificado o Monitora COVID-19, que já funcionava em alguns municípios do Nordeste, desenvolvido pela empresa Novetech, que já havia participado do edital para prospecção de estratégias e soluções, que culminou na encomenda tecnológica para implantação da iPeS. Estabelecido o diálogo, a Novetech interessou-se pelo projeto, e assinou um termo de cooperação com a FESF cedendo o uso do Aplicativo e comprometendo-se a customizá-lo para as necessidades do Estado da Bahia e para integração à iPeS, sem custos para a FESF ou para o Governo.

O Monitora COVID-19 analisa automaticamente as informações fornecidas pelos usuários e, instantaneamente, seguindo um protocolo com alto grau de sensibilidade, identifica a presença ou não de sintomatologia, de fatores de risco para caso grave e sintomas de insuficiência respiratória. Os pacientes sintomáticos são contatados pela retaguarda clínica do Aplicativo (composta por profissionais dos Programas Integrados de Residência da FESF-SUS, residentes de outros programas do SUS Bahia, profissionais da FESF afastados do serviço e, brevemente, profissionais de saúde de municípios aderentes à estratégia), que orientam sobre as medidas necessárias para o melhor cuidado em domicílio ou, em caso de necessidade, a busca pelo serviço de referência mais próximo.

Esse atendimento remoto evita buscas desnecessárias a serviços de saúde, reduz o deslocamento, que inclui a possibilidade de contaminação nesse trajeto, e monitora pessoas com sintomas e em isolamento domiciliar, dando maior segurança ao usuário.

O Aplicativo “Monitora COVID-19 está integrado à Plataforma Eletrônica da Saúde (iPES), que permite a inserção dos dados coletados no registro eletrônico de saúde do cidadão e o acesso destes dados por profissionais de saúde atuando em serviços conectados à iPES, agilizando o atendimento, e por gestores dos SUS, que podem, por meio da análise desses dados, mapear os casos, identificar comportamento de grupos e uso dos serviços de saúde, além de ações de isolamento, melhorando a eficiência das políticas públicas de combate à pandemia.

A iniciativa chamou a atenção do Consórcio Nordeste, que celebrou Convênio de Cooperação Técnica com a FESF para disponibilização do “Monitora COVID-19” para todos os estados nordestinos interessados. Com a visibilidade proporcionada pela divulgação do Governo do Estado e do Consórcio Nordeste, rapidamente a demanda pelo App aumentou, e usuários de outros estados passaram a reivindicar a possibilidade de baixa-lo e utiliza-lo, tornando-o disponível para uso nacional.

BAIXAR O APP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support