No âmbito das encomendas tecnológicas recebidas pelo Governo do Estado, a FESF-SUS entregou o “Monitora Covid-19”. O aplicativo foi construído em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e empresas (Novetech e Core). Este aplicativo permite a interação com os cidadãos, identificando os que tenham sintomas da COVID-19 e o seu monitoramento clínico por médicos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da FESF-SUS. A iniciativa chamou a atenção do Consórcio Nordeste, que celebrou Convênio de Cooperação Técnica com a FESF para disponibilização do “Monitora COVID-19” para todos os estados nordestinos interessados. Além disso, o Monitora COVID-19 está conectado à Plataforma Eletrônica da Saúde (iPES), o que permitirá a integração das informações aportadas no App ao Registro Eletrônico de Saúde do cidadão. O Aplicativo já está disponível para usuários de todo o Brasil, nas lojas da Google e da Apple, com retaguarda clínica, treinadas pela FESF, em funcionamento nos estados do Piauí, Maranhão, Sergipe e Paraíba.
Com a Pandemia da COVID-19, a FESF iniciou uma busca por experiências de combate ao coronavírus, em todo o Brasil, com potencial para melhorar o cuidado às pessoas em seus domicílios, contribuindo para reduzir a sobrecarga aos serviços de saúde e, ao mesmo tempo, auxiliar o poder público no diagnóstico sobre a evolução da pandemia no território. Neste processo, foi identificado o Monitora COVID-19, que já funcionava em alguns municípios do Nordeste, desenvolvido pela empresa Novetech, que já havia participado do edital para prospecção de estratégias e soluções, que culminou na encomenda tecnológica para implantação da iPeS. Estabelecido o diálogo, a Novetech interessou-se pelo projeto, e assinou um termo de cooperação com a FESF cedendo o uso do Aplicativo e comprometendo-se a customizá-lo para as necessidades do Estado da Bahia e para integração à iPeS, sem custos para a FESF ou para o Governo.
O Monitora COVID-19 analisa automaticamente as informações fornecidas pelos usuários e, instantaneamente, seguindo um protocolo com alto grau de sensibilidade, identifica a presença ou não de sintomatologia, de fatores de risco para caso grave e sintomas de insuficiência respiratória. Os pacientes sintomáticos são contatados pela retaguarda clínica do Aplicativo (composta por profissionais dos Programas Integrados de Residência da FESF-SUS, residentes de outros programas do SUS Bahia, profissionais da FESF afastados do serviço e, brevemente, profissionais de saúde de municípios aderentes à estratégia), que orientam sobre as medidas necessárias para o melhor cuidado em domicílio ou, em caso de necessidade, a busca pelo serviço de referência mais próximo.
Esse atendimento remoto evita buscas desnecessárias a serviços de saúde, reduz o deslocamento, que inclui a possibilidade de contaminação nesse trajeto, e monitora pessoas com sintomas e em isolamento domiciliar, dando maior segurança ao usuário.
A iniciativa chamou a atenção do Consórcio Nordeste, que celebrou Convênio de Cooperação Técnica com a FESF para disponibilização do “Monitora COVID-19” para todos os estados nordestinos interessados. Com a visibilidade proporcionada pela divulgação do Governo do Estado e do Consórcio Nordeste, rapidamente a demanda pelo App aumentou, e usuários de outros estados passaram a reivindicar a possibilidade de baixa-lo e utiliza-lo, tornando-o disponível para uso nacional.

