TELESSAÚDE

O Telessaúde, serviço desenvolvido em gestão compartilhada com a Diretoria de Atenção Básica (DAB) e a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), produziu uma série de ações e produtos para apoiar os gestores e profissionais de saúde da Atenção Básica do Estado. Dentre as ações destacam-se o Plantão de Teleconsultoria e os novos serviços de Teleconsultoria Especializada, firmados com o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA) e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

PLANTÃO EM TELECONSULTORIA

Profissionais qualificados com diferentes formações na área da Saúde prestam apoio e esclarecem dúvidas sobre os sintomas da doença, manejo clínico, organização do processo de trabalho e das Redes de Atenção à Saúde (RAS) para profissionais de saúde, em até 24 horas. 

A TELECONSULTORIA ESPECIALIZADA - Faculdade de Medicina da UFBA

Mais de 50 docentes estão preparados para entrar em contato com os profissionais, médicos e odontólogos da Atenção Básica, para apoiá-los no cuidado às pessoas com doenças crônicas, evitando deslocamentos desnecessários, qualificando e ampliando o acesso.

A TELECONSULTORIA ESPECIALIZADA - Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA)

Unindo esforços para através de Tecnologias de Comunicação e Informação superar essas dificuldades, o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia e o Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) firmaram uma parceria para ofertar o serviço de Teleconsultoria Especializada, por meio do Projeto TeleCEDEBA: O CEDEBA mais perto de você!.  O Projeto tem como objetivo qualificar e ampliar o acesso ao cuidado das pessoas com diabetes, obesidade, disfunção tireoidiana e outras doenças endocrinológicas no Estado da Bahia e inicialmente estará disponível para profissionais de Medicina da Atenção Básica do Estado da Bahia.

Além desses serviços, outros produtos foram elaborados para dar conta da forte demanda por informações sobre a COVID-19 pelos profissionais. A exemplo do PLANTÃO CORONAVÍRUS, no qual o profissional tem a possibilidade de debater com especialistas das diferentes áreas, via palestras on-line, sobre o que tem de mais atualizado sobre a Pandemia. Todas as webpalestras do Plantão são disponibilizadas no site e no canal do Youtube do Telessaúde.

Ainda no site, reunimos e divulgamos vários conteúdos, como notícias e documentos contendo portarias e protocolos; colunas semanais escritas por especialistas e teleconsultores do Núcleo; além de ações relacionadas à área da Saúde que precisam ser adotadas e/ou desenvolvidas nos municípios e/ou pelos profissionais de saúde.

Montamos um banco de “perguntas e respostas”, baseado em evidências científicas, sobre a COVID-19, no espaço “Pergunta da Semana”, e criamos o espaço de “Perguntas Frequentes” nas redes sociais do Telessaúde e da Diretoria de Atenção Básica. 

Produzimos, também, uma série de podcasts, áudios curtos sobre a COVID-19, que podem ajudar a esclarecer as dúvidas de muitos profissionais. 

Todas essas ofertas estão disponíveis através do site.
Para conhecê-las, acesse: www.telessaude.ba.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support