Escritório de Gerenciamento de Projetos
A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), visando cumprir a missão institucional, desenvolve um conjunto de serviços que foram constituídos a partir de projetos estratégicos. Buscando qualificar o processo de trabalho e aprimorar os serviços prestados, a FESF-SUS criou o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) e implantou uma metodologia de gerenciamento de projetos.
O EGP foi criado, através da deliberação do Conselho Curador nº 95 de janeiro de 2014, para facilitar e consolidar as melhores práticas de gerenciamento, integração entre os projetos, alinhamento e cumprimento das metas estratégicas. O EGP é a unidade responsável pelo acompanhamento dos projetos da instituição, além de estabelecer e manter procedimentos e padrões para a metodologia de gestão de Projetos na FESF-SUS.
O Project Management Institute (PMI)* capítulo Bahia realizou a 1ª edição do Prêmio Melhores do Ano 2019. Nesta edição, o Escritório de Gerenciamento Projetos da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) foi reconhecido como o melhor PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos) da Bahia, no ano de 2019.
A solenidade de premiação ocorreu durante o Seminário de Gestão, Projetos e Liderança da Bahia – SGPL 2019, um dos maiores eventos que dissemina as práticas em gestão de projetos da Região Nordeste. O prêmio tem o objetivo de reconhecer a excelência e a inovação no desenvolvimento e amadurecimento de PMOs (Escritório de Gerenciamento de Projetos) no Estado da Bahia, que são fundamentais no apoio e promoção da gestão eficaz de projetos em suas respectivas organizações. Esta premiação reconhece os esforços empenhados na implementação de novas ideias, métodos ou processos que levaram a melhorias mensuráveis e a obtenção de benefícios perceptíveis em organizações localizadas no Estado da Bahia.
BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA FESF-SUS
A adoção de boas práticas em gerenciamento de projetos agrega qualidade e traz maior eficiência à gestão de projetos na FESF-SUS, transformando planejamento em resultados efetivos, otimizando recursos e minimizando riscos.
A utilização do gerenciamento de projetos gera um conjunto de benefícios, como:
- Aumento da compreensão da complexidade e necessidades do projeto;
- Definição de metas e objetivos claros;
- Otimização de recursos (materiais e equipamentos) e da gestão de pessoal;
- Compartilhamento de informações e agilidade na tomada de decisão;
- Aumento da integração e engajamento dos membros da equipe do projeto;
- Conhecimento dos riscos inerentes ao projeto, evitando surpresas;
- Aumento do detalhamento e, por conseguinte, do controle sobre o projeto;
- Alinhamento entre as expectativas das partes interessadas;
- Documentação do projeto e criação de dados históricos para futuras iniciativas.
Para garantir os resultados esperados, é importante que toda a estrutura administrativa atue de forma integrada, para atender, com eficiência, eficácia e efetividade, a exigência crescente dos cidadãos por serviços públicos de qualidade.
* O Project Management Institute (PMI®) é um instituto, criado em 1969, com sede na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), e a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 500 mil membros em mais 180 países. E tem como missão: Promover a valorização do gerenciamento de projetos como profissão e ciência aplicada através do incentivo em desenvolver e compartilhar conhecimentos e boas práticas.