Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Escritório de Gerenciamento de Projetos

A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), visando cumprir a missão institucional, desenvolve um conjunto de serviços que foram constituídos a partir de projetos estratégicos. Buscando qualificar o processo de trabalho e aprimorar os serviços prestados, a FESF-SUS criou o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) e implantou uma metodologia de gerenciamento de projetos baseada no guia *PMBOK.

O EGP foi criado, através da deliberação do Conselho Curador nº 94 de janeiro de 2014, para facilitar e consolidar as melhores práticas de gerenciamento, integração entre os projetos, alinhamento e cumprimento das metas estratégicas. O EGP é a unidade responsável pelo acompanhamento dos projetos da instituição, além de estabelecer e manter procedimentos e padrões para a metodologia de gestão de Projetos na FESF-SUS.

A metodologia de gerenciamento de projetos implantada tem o propósito de dotar a instituição de práticas e ferramentas de gestão capazes de aprimorar as ações realizadas e melhorar os resultados da organização. Assim, foi implantado na fundação o software livre para a Gestão de Projetos – GP Web.

BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA FESF-SUS

A adoção de boas práticas em gerenciamento de projetos agrega qualidade e traz maior eficiência à gestão de projetos na FESF-SUS, transformando planejamento em resultados efetivos, otimizando recursos e minimizando riscos.

A utilização do gerenciamento de projetos gera um conjunto de benefícios, como:

  • Aumento da compreensão da complexidade e necessidades do projeto;
  • Definição de metas e objetivos claros;
  • Otimização de recursos (materiais e equipamentos) e da gestão de pessoal;
  • Compartilhamento de informações e agilidade na tomada de decisão;
  • Aumento da integração e engajamento dos membros da equipe do projeto;
  • Conhecimento dos riscos inerentes ao projeto, evitando surpresas;
  • Aumento do detalhamento e, por conseguinte, do controle sobre o projeto;
  • Alinhamento entre as expectativas das partes interessadas;
  • Documentação do projeto e criação de dados históricos para futuras iniciativas.

Para garantir os resultados esperados, é importante que toda a estrutura administrativa atue de forma integrada, para atender com eficiência, eficácia e efetividade a exigência crescente dos cidadãos por serviços públicos de qualidade.

*Elaborado pelo Project Management Institute (PMI), o guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é considerado a principal referência sobre gerenciamento de projetos por profissionais da área, e traz um conjunto de boas práticas em gerenciamento de projetos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.