A Mostra Aqui tem SUS 2019 promovida pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS – BA) realizada nesta quinta feira (11), no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em Salvador, reúne 187 experiências dentre elas, o relato da Enfermeira Obstetra da FESF-SUS, Grazielle Crisóstomo, que atua em Itaetê, com parto natural humanizado.

Grazielle apresentou no formato banner o relato com o trabalho desenvolvido em Itaetê, município localizado a 409 km de Salvador, com cerca de 16 mil habitantes, na região da Chapada Diamantina. A enfermeira, trabalhadora da FESF-SUS, atua por meio do Projeto de Implementação da Política Estadual de Hospitais de Pequeno Porte (HPP) no Estado da Bahia por meio da operacionalização do Serviço de Parto Natural Humanizado, pela Fundação Estatal Saúde da Família.

O objetivo do trabalho foi apresentar a importância da inserção da enfermeira obstetra na atenção à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal, desde a qualificação do pré-natal na atenção básica até a assistência segura e humanizada ao binômio no parto normal de risco habitual. O recorte temporal compreendeu as atividades de março de 2017, chegada da profissional ao município, até abril de 2019.

O trabalho realizado no município apresentou resultado significativo quanto ao resgate do parto natural, potencializado através de encontros com mulheres, articulados com a atenção básica, reuniões de monitoramento e planejamento além de atividades de educação permanente.

“A atenção qualificada ao pré-natal é imprescindível para assistência segura e humanizada ao parto e nascimento, além da integração da rede de atenção à saúde, somado a profissionais capacitadas e gestores envolvidos no processo”, destacou a enfermeira obstetra.

A banca avaliadora irá selecionar 36 trabalhos dentre os apresentados, para participar da Mostra Brasil, Aqui tem SUS, que ocorrerá no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 2 a 5 de julho em Brasília.