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A pesquisa de clima organizacional é um instrumento eficiente de coleta de dados, que fornece informações relevantes sobre a percepção (coletiva) dos trabalhadores em relação a diversos fatores que influenciam as rotinas no trabalho, além de ajudar os gestores a entender melhor como os trabalhadores se sentem fazendo parte da instituição. É essencial conhecer melhor os valores, as atitudes e os comportamentos no ambiente de trabalho. Ou seja, tudo o que faz parte do envolvimento dos trabalhadores com o trabalho em si, como o relacionamento com colegas e gestores, cultura organizacional, espaço para o desenvolvimento pessoal, etc.

O clima é percebido e influencia todos que fazem parte da instituição, de forma direta ou indireta. Por isso, as pesquisas de clima organizacional mostram como essa influência e interferência estão ocorrendo, permitindo a identificação dos pontos fortes que devem ser potencializados e os pontos fracos que necessitam de ajuste, para a obtenção de um local de trabalho saudável com maior produtividade e comprometimento dos trabalhadores.

Toda instituição pode utilizar essa ferramenta de gestão, independentemente do seu tamanho ou do segmento em que atua. A área de Recursos Humanos e a direção da empresa devem definir os objetivos da pesquisa de clima, delimitando o deseja saber e de que forma os resultados serão aplicados.

A decisão por aplicar a pesquisa e a etapa de identificação do objetivo é de extrema relevância para o processo, por sabermos que o arquivamento de uma pesquisa de clima pode gerar uma enorme frustração/descontentamento por parte dos trabalhadores. Não basta realizar a pesquisa de clima, se ela não for desdobrada em ações efetivas. O principal é identificar os problemas apresentados pelos trabalhadores e a instituição buscar aprimoramentos contínuos.

A delimitação do que deseja saber da pesquisa é direcionada com a definição das temáticas ou critérios a serem investigados. Para a pesquisa de clima da Fesf, foram definidos os seguintes critérios: Cultura Organizacional, Comunicação, Gestão, Ambiente de Trabalho e Engajamento, além de perguntas demográficas que nos possibilitará conhecer a opinião por grupos de trabalhadores. Estas informações não serão utilizadas para identificar os trabalhadores individualmente.

Outro aspecto de extrema relevância numa pesquisa de clima refere-se à comunicação para todos os trabalhadores, a respeito do processo – objetivos e benefícios e o papel do gestor no repasse destas informações para sua equipe, assegurando que a pesquisa tenha maior participação possível. Despertar no trabalhador vontade e confiança para responder o questionário, também é papel do gestor. Os trabalhadores sentem-se valorizados por serem ouvidos e por poderem contribuir em benefício da instituição.

A compilação dos dados e a devolutiva para as partes envolvidas (direção, gestão e trabalhadores), também é importante para o êxito do processo.

Finalizando, gostaríamos de enfatizar que trabalhar o clima organizacional, identificando os  pontos forte para valorizá-los e os pontos fracos, para propor ações de melhoria, propicia a criação de um ambiente de trabalho mais agradável, trazendo diversos benefícios às instituições e aos trabalhadores.

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