Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Está disponível para consulta publica a Política de Integridade Institucional da Fundação Estatal Saúde da Família. O documento poderá ser acessado através do Portal de Transparência e está aberto para receber as contribuições.

O Portal de Transparência (www.fesfsus.ba.gov.br/transparencia) disponibiliza informações distribuídas nas seguintes categorias: Planejamento Estratégico, Orçamento e Contabilidade, Empregos, Cargos e Salários, Contratos e Licitações, Convênios, Prestação de Contas, Governança e Ouvidoria. Está em construção ainda o Painel de Integridade, onde será possível acompanhar os índices e metas da Política de Integridade Institucional. 

A política de integridade tem por finalidade estabelecer e difundir princípios, objetivos, diretrizes, competências e responsabilidades a serem observados para a gestão de integridade, de riscos e de controles internos, necessários aos processos de governança e gestão das políticas, programas, processos e projetos da FESF-SUS.

O evento de lançamento da Política foi realizado no dia 26 de abril, no auditório do Parque Tecnológico, em Salvador, e reuniu especialistas em gestão por processos e promoveu um debate sobre integridade institucional para marcar o lançamento do Portal de Transparência e o inicio da gestão por processos na Fundação.

O Diretor Geral da FESF-SUS, Carlos Alberto Trindade, destacou em sua fala de abertura os desafios da FESF-SUS e o alinhamento de suas ações com o Planejamento Estratégico 2018-2021. “Estamos implantando na Fundação a Política de Integridade Institucional que irá permear toda a instituição. O Portal de Transparência é apenas uma de suas ações, juntamente com a gestão de processos, essas iniciativas reforçam o compromisso da FESF-SUS com a sua permanente atualização diante das melhores práticas identificadas para uma gestão moderna e eficiente.”

O diretor chamou a atenção ainda para o delicado momento que está ocorrendo no país e para as soluções que vêm sendo encontradas pelos Governos do Nordeste para superá-los. “A FESF tem sido parceira de primeira hora para o intento dessa integração nordestina e já está estabelecendo parcerias e interlocuções seguras com os estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe”.

O Secretário Executivo da FESF-SUS, José Santana e o Diretor de Gestão Interna, Marcel Leandro Sobrinho, apresentaram a Política de Integridade Institucional, e destacaram que o documento está sob consulta publica, aberto a contribuições. O formulário de sugestões, assim como o documento estão disponíveis no Portal de Transparência.

O Procurador do Estado, Ailton Cardoso, apresentou o tema: Governança, compliance e gestão de riscos em organizações públicas de saúde, dando ênfase a integridade como elemento centralizador do processo de gestão das organizações. “Falar de transparência parece uma moda, mais não é, tem a ver com qualidade da gestão, quando falamos de saúde publica falamos em preservação da vida”. Destacando ainda que “A transparência hoje não é somente disponibilizar os dados na internet, a informação precisa chegar ao cidadão, tanto órgãos de controle como o cidadão da unidade básica de saúde, com linguagem adequada”.

Ailton falou também sobre o sigilo das informações. “A nossa cultura é muito do segredo e do sigilo, o dado é patrimônio, e por isso há uma burocracia para solicitar uma informação, eu como Procurador tenho dificuldade, imagine o cidadão. Quanto mais transparência, mais pessoas podem olhar, mais podemos aperfeiçoar o processo de gestão”, destacou.

André Menelau, vice Presidente da ABPMP Brasil e especialista em BPM, Inovação e Transformação de Processos, apresentou o tema: Gestão por Processos e Alinhamento Estratégico. “O problema de algumas intuições é que não tem a visão do processo todo. E muitas vezes esses processos são interfuncionais, passam por vários departamentos para entregar valor”, destacou.  Menelau reforçou ainda como fatores chaves para implantação do gerenciamento de processos se tornarem promissor o compromisso da alta gestão, pois engloba mudança de cultura acontecendo.

O evento contou também com a participação da Major Tatiana Eleutério, Coordenadora de Processos da SSP BA – SIAP, especialista em Gestão Por Processos, Delegada da ABPMP Brasil – Bahia. O tema “Benefícios da Gestão Por Processos” foi abordado pela palestrante que trouxe o case da SSP referente à implantação de processos, estrutura de Gestão da SSP e os caminhos percorridos para se alcançar os objetivos definidos.

“Foi um longo processo com vários níveis de dificuldades, a contar com o fato de que a SSP BA tem uma estrutura grande, com subdivisões distintas, muitos agentes envolvidos, nível alto de complexidade”. Tatiana ressalta ainda que “o patrocínio e o comprometimento da alta gestão foram fatores decisivos para o sucesso da implantação da Gestão por Processos da instituição”.

Entre os processos priorizados para implantação na SSP, estão: Perícia de armas, e o software de reconhecimento facial, recentemente implantado no Carnaval de Salvador. Os processos prioritários foram estabelecidos de acordo com critérios pré-definidos e entre eles, está à abordagem de processos que tivessem maior aderência com a operação policial nas ruas, facilitando assim o entendimento e alcance dos diversos agentes envolvidos.

A reestruturação da Gestão por Processos na FESF-SUS surgiu partir da necessidade identificada pela alta gestão de mapeamento e organização dos seus processos, conhecimento dos impactos dos mesmos nos resultados finais da instituição e deriva da Política de Integridade. “Estamos na fase de sensibilização, disseminação do conhecimento acerca da Gestão por Processos, dentre as próximas ações está a realização de eventos, capacitações, treinamentos, alinhamentos e irá envolver todos os trabalhadores da Sede, assegurando uma implantação participativa e aderente às diversas especificidades dos serviços e negócios praticados pela instituição”, destacou Renata Tocacelli, Analista de Processos FESF-SUS.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.