Parlamentar de destaque na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) no Congresso Nacional e parceiro da FESF em diversas demandas em prol da saúde, desde que foi Secretário de Saúde do Estado da Bahia, o deputado federal Jorge Solla esteve na manhã de ontem (05) na sede da Fundação, quando foi recebido por gestores e trabalhadores da instituição.

Durante a visita, os representantes da FESF-SUS puderam dialogar com o deputado sobre diversos assuntos, como o atual estágio de desmobilização do serviço PNH, que trabalha a Política Nacional de Humanização nos hospitais da rede própria do Estado, de vital importância para a qualificação e desenvolvimento da atenção à saúde por meio de ações compartilhadas e integradas às normativas do SUS.

Também foram discutidas com o parlamentar possibilidades de novos projetos em benefício da saúde pública baiana, além de uma ampla avaliação do cenário político previsto para o ano de 2022, cujos resultados podem levar ao fortalecimento do SUS ou, no pior cenário, dar sequência a uma tentativa de completa desestruturação do Sistema Único de Saúde.

Após destacar a importância do apoio de Solla à FESF, o diretor geral, Ricardo Mendonça, entregou a ele uma placa, homenagem a sua trajetória como construtor de um sistema de saúde mais justo e igualitário. Ao agradecer, o deputado salientou: “A FESF é um exemplo bem sucedido de inovação na gestão da saúde pública, que merece ser estudado e servir de referência para políticas públicas em todo o país. Agora, à frente da gestão do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, reafirma sua capacidade de gestão e mobilização de trabalhadores para prestar o melhor atendimento aos usuários do SUS, a sua missão fundadora. Contem sempre com a parceria com o nosso mandato”.

Além do diretor geral, Ricardo Mendonça, também receberam o deputado o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Antônio Sampaio e, ainda pela FESF, José Santana (diretor adjunto), Alisson Sousa (diretor de Gestão de Serviços), Ivonildo Dourado (diretor de Gestão Interna), Uelber Calixto (Controlador), Laura Letícia Mascarenhas (gestora Nugep), Antônio Marcos Sampaio (assessor de Gestão Participativa) e Elney de Andrade (apoio administrativo).