Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) apresentou as ações voltadas para o incentivo ao parto humanizado, implantadas em hospitais de pequeno porte, em audiência , nesta segunda-feira (05), com a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira. O  programa faz parte da Rede Cegonha, uma rede de cuidados criada pelo Ministério da Saúde há seis anos, que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, ao parto humanizado e às crianças, o direito ao nascimento seguro e ao desenvolvimento saudável.

O diretor-geral da FESF- SUS na Bahia, Carlos Alberto Trindade, solicitou à titular da SPM-BA que a humanização do parto seja uma bandeira também da luta pelos direitos das mulheres. “Esperamos que esse tema esteja presente nas conferências macrorregionais e estadual de saúde da mulher, que acontecem agora em junho”, afirmou. A secretária Julieta Palmeira reiterou a disposição da SPM-BA em incentivar e defender políticas que contribuam para a humanização da gravidez, do parto e da saúde das mulheres em geral.

O programa de humanização do parto atende hospitais de pequeno porte, que são aqueles com até 50 leitos. Em toda a Bahia há 200 hospitais em condições de integrar o projeto realizado em parceria com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). O programa consiste na contratação e treinamento de enfermeiras obstétricas para atuarem nessas unidades de saúde.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em março deste ano indicam que dos 3 milhões de partos feitos no Brasil em 2015, mais da metade (55,5%) foram cesáreas e 44,5% partos normais. Na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o percentual de partos normal é maior – 59,8% contra 40,2% de cesarianas. No ano de 2016, os primeiro dados indicam que a taxa ficou em torno de 55, 5% de cesáreas. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) a taxa ideal de cesáreas deve ser de, no máximo, 10 a 15%.

Texto:  Assessoria de Comunicação da SPM-BA

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.