O Conselho Regional de Enfermagem (Coren- Bahia) realizou nesta segunda feira (12) a reunião da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf/Cofen), com o objetivo de reunir coordenadores de cursos técnicos, profissionais e estudantes para discutir temas pertinentes à Enfermagem.

A gestão Programa Primeiro Emprego (PPE) pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) foi convidada a participar apresentando o programa.  A iniciativa foi considerada como pioneira no Estado da Bahia. O 1° Secretário da CONATENF, Paulo Murilo de Paiva, se mostrou bastante interessado, destacando ainda que seria importante um Programa como esse no Estado do Rio de Janeiro (sua cidade natal).

A apresentação do Programa pela FESF-SUS surgiu da necessidade de discussão sobre a exigência de experiência profissional do mercado de trabalho. O Programa do Governo do Estado da Bahia é executado pela FESF-SUS através contrato de gestão com a Secretaria de Administração do Estado. O PPE conta hoje com 1.101 profissionais técnicos, onde a maioria dos contratados, são técnicos de enfermagem (441), com a exigência de registro no Coren-BA. O gestor do Programa na FESF-SUS, Uedson Lima, destacou ainda que o Programa abrange 34 municípios em diversas especialidades.

Participaram do evento, 17 técnicos de enfermagem, lotados em diversas unidades de Saúde da SESAB, como Hospital Mario leal, Maternidade Iperba, HGRS, HGMF, Maternidade Tsylla Balbino e Arquivo Central – SESAB e a Coordenadora do Monitoramento (PPE/ FESF-SUS), Thami Tupiná.

Durante o evento também foram abordados os seguintes temas: O que é o Sistema Cofen/Conselhos Regionais;  Ética Profissional e o  Papel da(o) auxiliar e técnica(o) de enfermagem.

Parceria | O COREN-BA tem colaborado intensamente para compartilhar  conhecimento e informação com os técnicos em enfermagem do PPE. Em janeiro deste ano foi realizado o Workshop “Prática do Trabalho: Ética e Biossegurança no Cuidado”, na ocasião apresentado pela Conselheira Primeira Tesoureira do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), técnica de enfermagem e enfermeira Aline Soares trazendo o Código de Ética aos Técnicos de Enfermagem do Programa.

Contribuições do texto e imagens retirados do site: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/