A Fundação Estatal Saúde da Família a partir da necessidade de implantação de sua Política de Integridade, entre outras frentes, vem desenvolvendo uma série de ações no sentido de promover e disseminar a metodologia de Gestão por Processos.
A Diretoria de Gestão Interna (DGI) vem realizando capacitações em Gestão por Processos e GEROT (Gerenciamento da Rotina do Trabalho), tendo como objetivos: promover e disseminar a metodologia, práticas, abordagens, ferramentas e aplicabilidades da Gestão por Processos e gerenciamento da rotina do dia a dia, como aliada na organização e sistematização das rotinas operacionais, executadas diariamente por todos os Trabalhadores em suas unidades de lotação.
A capacitação é um movimento de construção e implantação da cultura de Processos na Instituição, de forma mais colaborativa e dinâmica. Nesse primeiro ciclo de capacitações, foram concluídas três turmas, alcançando aproximadamente 50% dos trabalhadores da sede, com a proposta de ampliar essa participação com outras turmas.
“Os trabalhadores são os principais agentes para fazer uma implantação consistente e participativa. Dado o sucesso e aderência das primeiras turmas realizadas na sede da instituição, as capacitações terão continuidade, fortalecendo os objetivos da fundação em relação à implantação da Gestão por Processos e formando multiplicadores da metodologia proposta nas suas respectivas unidades de trabalho”, ressalta Renata Bastos Tocacelli, responsável pela Gestão por Processos da Instituição.