Em direção ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o Programa Primeiro Emprego, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS), dá mais um importante passo e inicia neste mês, sua atuação junto aos hospitais publicizados estaduais ou Organizações Sociais – O.S. Profissionais de nível médio da rede estadual de ensino, que foram contemplados e elegíveis através do  programa, já iniciaram as atividades nas primeiras unidades desta ação. Foram locados 12 novos técnicos, distribuídos entre o Hospital Costa do Cacau, município de Ilhéus, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas.

A ampliação do campo de atuação do programa, que tem como objetivo proporcionar a oportunidade da primeira experiência em nível técnico para estudantes oriundos da educação profissional e tecnológica da Bahia, agora nas Organizações Sociais (O.S.) – entidades de interesse e de utilidade pública, contribui para realização do modelo de gestão – compartilhada, democrática e participativa – proposta pela Fundação gestora do projeto, ao promover a inclusão e valorização dos novos profissionais.

As metas propostas no contrato com estas unidades de saúde de abrangência regional, destinadas ao atendimento de média e alta complexidade (casos complicados e graves), em diversas especialidades, agora integradas ao programa, serão acompanhadas e fiscalizadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Além das oportunidades já promovidas, é importante destacar que, de acordo com o levantamento realizado pela SESAB, a previsão é de mais de 600 (seiscentas) vagas de nível médio para unidades publicizadas em municípios como Salvador, Castro Alves, Feira de Santana, Ibotirama, Itaparica, Maíri, Porto Seguro, Barrerias, Juazeiro, Irecê, Vitoria da Conquista e Jequié.

Texto: Lorena Dantas – Jornalista