O município de Jacobina assinou, nesta segunda (27), protocolo de intenções com a Fundação Estatal Saúde da Família para desenvolver atividades de atenção à saúde, no âmbito do SUS, especialmente na Atenção Básica, incluindo os Programas Integrados de Residências FESF-SUS/ Fiocruz.
Esta parceria deve contribuir para o desenvolvimento da rede de atenção à saúde regional e para o fortalecimento do SUS no Estado da Bahia, reforçando o protagonismo dos municípios e ressaltando a importância dos novos modelos e tecnologias de gestão. A FESF está desenhando um novo serviço para Atenção Básica que envolve a residência e o provimento, a exemplo do que é realizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, no Espírito Santo.

Os editais de seleção dos Programas Integrados de Residências em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família estão com inscrições abertas, e foram prorrogados até o dia 12 de janeiro de 2022, já com a previsão de inclusão das vagas para o município de Jacobina, como parte do protocolo de intenções.

A Residência foi implantada na FESF em março 2015 em parceria com a Fiocruz-BA. A pós-graduação médica e em área profissional na modalidade residência vem sendo uma aposta importante, não só para a qualificação de profissionais, como dos próprios serviços do Sistema Único de Saúde de todo o Brasil. Este tipo de formação apresenta um grande potencial de indução de mudanças no modelo de atenção à saúde através da transformação das práticas, de acordo com a realidade dos serviços onde os residentes estão inseridos.

Ainda fazem parte dos serviços executados pela Fundação, em gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde do Estado, a gestão do Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus; o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO); o Telessaúde Brasil Redes Bahia; o Apoio Institucional; a gestão das Centrais de Regulação de Leitos Hospitalares; o projeto de Humanização Hospitalar; o serviço de apoio ao Parto Natural Humanizado nos Hospitais de Pequeno Porte; e o Programa Primeiro Emprego. Além dos projetos com o Governo do Estado, a FESF desenvolve a Plataforma Eletrônica da Saúde – iPES, em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – CIDSNE.