Município Elísio Medrado recebe enfermeira obstetra
Na última quinta feira (02) o município de Elísio Medrado, localizado a 230 km de Salvador, recebeu uma enfermeira obstetra para atuar na Casa de Saúde Maria Lapa Bittencourt para a assistência ao parto natural humanizado.
A enfermeira obstetra Lívia Lago, trabalhadora da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), se apresentou a gestão municipal para o inicio das atividades no HPP do município. A enfermeira faz parte da equipe do Projeto de Implementação da Política Estadual de Hospitais de Pequeno Porte (HPP) no Estado da Bahia , através da operacionalização do serviço de parto normal humanizado, o qual é executado por meio de Contrato de Programa celebrado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
“A nossa expectativa com a chegada do serviço em Elísio Medrado é aumentar os nascimentos através do parto natural humanizado e reduzir o número de cesarianas”, destacou a Secretaria Municipal de Saúde, Cleide Moreira.
A Gestora do Programa da FESF-SUS, Keyla Pinto, apresentou a proposta do Projeto e os instrumentos de gestão utilizados no processo de trabalho da enfermeira Obstetra. “Para que obtenhamos êxito no desenvolvimento deste Projeto é imprescindível que a FESF-SUS, a SESAB e a Gestão Municipal estejam bem articuladas”.
Durante a vista foi possível conhecer o HPP. A unidade possui sala de parto com cama PPP, cavalinho, berço aquecido e bola suíça, além de ser disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, os exames laboratoriais e ultrassonografias necessárias durante o acompanhamento pré-natal. Também estiveram presentes no acolhimento a Coordenadora de Atenção Básica, Fernanda Araújo e a Diretora Administrativa e de Finanças da Saúde, Edilane de Holanda.