Nesta quarta feira (16) a Ouvidoria Geral do SUS Bahia realizou, de forma online, a reunião ampliada anual para o balanço de atividades e apresentação do tema: A Lei geral da proteção de dados e a sua importância para as Ouvidorias Públicas.
A Ouvidoria da Fundação Estatal Saúde da Família integra a subrede de Ouvidorias do Estado da Bahia, assim como os hospitais da rede própria do Estado e demais unidades públicas de saúde. Na pauta desta quarta, além do balanço das atividades de 2020, foi apresentada por Renata Fabiana Silva, procuradora do Estado e coordenadora do grupo de trabalho de estudos da LGPD na Bahia a Lei Geral de Proteção de Dados, com enfoque para as ouvidorias, abordando especialmente a questão dos dados e identificação do cidadão com relação às demandas.
Também esteve presente no encontro o coordenador geral da Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde, Sérgio Akutagawa, apresentando o panorama atual da Ouvidoria Geral do SUS. O coordenador destacou que está no planejamento da Ouvidoria Geral a retomada das visitas às regionais e a relação de cursos de aperfeiçoamento para os ouvidores públicos.
O encontro foi conduzido por Celurdes Carvalho, coordenadora da ouvidoria SUS/Bahia e a abertura realizada por Valdenor Cardoso, Ouvidor Geral do Estado.