Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nesta manhã (10), a diretoria da Fundação Estatal Saúde da Família, participou da mesa de tecnologias para a saúde no 8º Congresso do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA) apresentando a iPeS, plataforma inovadora que reúne informações de diferentes prontuários eletrônicos, aplicações e sistemas da atenção básica à rede hospitalar.

FESF participa da mesa de tecnologia apresentando a iPeS

Nesta edição o congresso abordou o tema “Rede de Atenção à Saúde – Pandemia, cenários e perspectivas”, realizado de forma 100% virtual, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Cosems Bahia no Youtube (https://youtu.be/XBcfIfhEmYY). O segundo dia do evento, foi aberto com a mesa sobre inovações tecnológicas no atendimento à saúde, com a presença de Diogo Demarchi – Assessor do CONASEMS, José Cristiano Soster – Diretor de Atenção Básica, e o Diretor Geral da FESF-SUS – Ricardo Mendonça, acompanhado do Diretor Adjunto – José Santana e do Diretor da FESF-tech – Rogério Velame, com mediação de Jaqueline Bomfim – Diretora do COSEMS-BA.

Mendonça iniciou a apresentação destacando a importância da participação da FESF no congresso, em especial, na mesa de tecnologia, apresentando a iPeS como uma inovação tecnológica que está a serviço do SUS, concretizando a sua missão institucional como produtora de soluções inovadoras para o Sistema Único de Saúde. O Diretor pontuou ainda, as ações que foram realizadas pela FESF principalmente na execução de serviços que atuaram no enfrentamento da pandemia, como o Telecorona 155, o aplicativo Monitora COVID-19, o monitoramento de passageiros das estações de metrô.

A apresentação da iPeS foi realizada pelo Diretor Adjunto da FESF, José Santana, que atua como coordenador do projeto na Instituição. Santana lembrou que a FESF é uma iniciativa dos municípios com o apoio do Governo do Estado, com a proposta de cooperar com os parceiros, na instância de execução do SUS, através de seus programas e serviços em consonância com as políticas de saúde.

O Diretor Adjunto ressaltou que “A iPeS é uma plataforma de interoperabilidade, não é um prontuário eletrônico, ela fará com que esses sistemas se conectem, padronizando as informações, seja onde tem e-SUS, ou prontuários próprios, conseguimos com que eles se conectem com a iPeS, puxando esses dados, de forma que eles retornem também para os profissionais das unidades de saúde, oferecendo dados para um cuidado mais longitudinal de seus pacientes”. Santana afirmou, ainda, que a iPeS pode se conectar com o barramento estadual, integrando de forma imediata os dados da atenção básica, hospitais e policlínicas.

A iPeS já está iniciando as atividades nos estados de Pernambuco, Piauí e na Bahia, nos municípios de Amargosa e Prado. Os dados organizados geram o Registro Eletrônico de Saúde que contém as informações de saúde de usuários e um repositório de dados importante para várias análises individuais e coletivas.

Saiba + sobre a iPeS

Vídeo de apresentação: https://youtu.be/1HKrYcEjaz8

Site: https://ipes.fesfsus.ba.gov.br/

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.