A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) participou do Simpósio com o tema: Inovação como peça-chave para gestão em saúde, nos dias 06 e 07 de dezembro. O evento foi promovido pela Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES), e realizado nas dependências do Polo de Inovação em Saúde do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

A mesa de abertura contou com a presença do Presidente da ANFES, Alisson Sousa, o Diretor Geral da FESF-SUS, Carlos Alberto Trindade e o Professor Handerson Leite, Diretor Geral do Polo de Inovação Salvador (IFBA).  “Quero ressaltar a sensibilidade da ANFES em trazer esse tema dos avanços da tecnologia na gestão e o quanto isso pode contribuir para o avanço do SUS”, destacou Carlos Trindade.

A coordenadora do Programa Pedagógico do Ambiente Virtual de Aprendizagem, Luzia Vilma Delgado, apresentou a experiência da FESF-SUS com o Programa de Aperfeiçoamento Profissional do Primeiro Emprego na ativação da aprendizagem na elaboração da primeira experiência de trabalho. “ A construção desse programa é interacional, acredita nessa proposta do diálogo na visão do outro para trazer o aperfeiçoamento”, destacou a coordenadora.

O evento seguiu a programação com a apresentação sobre Inovação em Saúde com Handerson Leite, e Ecossistema de Inovação: Empresa-Universidade-Estado por Paulo Pietrobom. “É necessário tirar os ‘sapatos institucionais’ olhar para o território e trocar conhecimento, entendendo que o trabalho não acaba dentro da fronteira de cada organização”, reforçou Pietrobom.

Ainda pela manhã foram realizadas as apresentações: Inovação & Tecnologia da Informação & Gestão em Saúde por Silvio Araújo e Inovação, Participação Social e Segurança da Informação como Garantia de Saúde por Everton Rodrigues. A última apresentação trouxe a ferramenta Empurrando Juntas, software livre para organizações políticas e governos realizarem consultas e deliberações participativas, sem os riscos das bolhas de opinião e da manipulação e polarização dos debates virtuais.  A construção da ferramenta foi realizada por uma equipe de colaboradores engajando três organizações: Cidade Democrática, LAPPIS e Rede Livre.

IFBA| A visita às instalações do Polo de Inovação em Saúde do IFBA, realizada durante a tarde, possibilitou uma aproximação entre as fundações associadas e as recentes pesquisas no Instituto, a exemplo do simulador de patologias cardíacas e conhecer a super impressora em 3D capaz de imprimir partes do corpo humano em tamanho real.

O Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF)  de  Porto Alegre trouxe dois cases de inovação: A implantação da Clínica da Família e Implantação dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde apresentados por Michelle Rosseto dos Santos.  A Fundação Municipal de Saúde de Canoas – RS expôs projeto relacionado ao cuidado com animais de rua, que abrangeu cães, gatos e equinos, intitulado A Fundação de Saúde assumindo a gestão do centro de bem-estar animal apresentado por David Freitas.  Finalizando com a última apresentação realizada por Drª Vera Lucia Marra, da Assessoria de Ensino e Pesquisa da FSERJ, detalhou a Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente: Experiência de uma estratégia de rede, pela Fundação Saúde do Rio de Janeiro.