Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O que preconiza a Política nacional e estadual?

O Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Humanização em 2003, que atua de forma transversal às demais políticas de saúde, a fim de impactar e interferir na qualificação da atenção e gestão do SUS reconhecendo a singularidade e a capacidade criadora de cada sujeito envolvido .

Desta forma, entendendo que para se efetivar a humanização é fundamental que os sujeitos participantes dos processos em saúde se reconheçam como protagonistas e corresponsáveis de suas práticas, buscando garantir a universalidade do acesso, a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em saúde, a FESF vem desde o ano de 2013, desenvolvendo nas diferentes unidades de saúde, ações que visam estimular a criação e sustentação permanente de espaços de comunicação e divulgação, que facultem e estimulem a livre expressão, o diálogo, o respeito e a solidariedade com um caráter humanizador através do Projeto de Implementação da Política Nacional de Humanização nos Hospitais da Rede Própria do Estado da Bahia .

O Projeto visa a qualificação e desenvolvimento da atenção à saúde através de ações compartilhadas que devem guardar coerência com as normativas do SUS. Implicam obrigatoriamente na agregação e integração de ações e serviços relativos à qualificação da gestão e do cuidado à saúde; à educação permanente, tanto da equipe de gestão quanto da equipe de atenção à saúde.

Dar lugar à palavra do profissional de saúde, de forma a garantir a sua participação em uma rede de diálogo tem sido a ação de maior relevância por entender que atender melhor o usuário se dá em sintonia com melhores condições de trabalho e de participação dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde.

Abrangência do Projeto: 

Salvador: 

Hospital Geral Roberto Santos 

Hospital Geral do Estado

Hospital Geral Ernesto Simões Filho

Hospital Especializado Octávio Mangabeira

Lauro de Freitas: 

Hospital Geral Menandro de Farias

Camaçari: 

Hospital Geral de Camaçari

Feira de Santana : 

Hospital Geral Clériston Andrade

Guanambi

Hospital Geral de Guanambi 

Vitória da Conquista

Hospital Geral de Vitória da Conquista:

A nosso ver, as contribuições obtidas em benefício da humanização da assistência nas unidades da rede própria do estado sob gestão direta da SESAB poderão ser ampliadas, com a implantação dos planos propostos pela FESF, mediante uma gestão compartilhada, com a garantia de infraestrutura, condições de funcionamento, recursos materiais e humanos, além de ações, que não foram contratados junto à FESF-SUS e que são necessários ao adequado funcionamento do serviço.

É preciso que as instâncias incumbidas da aplicação dos planos ajam com celeridade e que contem com os meios necessários para tanto.

A FESF compôs o Grupo Técnico de elaboração da metodologia de planejamento do Plano Estadual de Humanização sob a coordenação da “Articulação Institucional da Política Estadual de Humanização” ligada a DIRETORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE – DGTES 

  • Perfil de trabalhadores

Enfermeiros experientes: 62,40% têm entre 10 a 15 anos de formados, 20,30% tem entre 16 a 20 anos de formados,  9,0% têm entre 21 a 28 anos de formados, 9,77% tem entre 4 a 9 anos de formados e 0,75% tem 40 anos de formado. 

Quantidade de trabalhadores : Atualmente, 144 trabalhadores FESF desenvolvem suas atividades em diversas unidades de saúde tais como Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Geral do Estado, Hospital Geral Ernesto Simões Filho, Hospital Geral de Camaçari, Hospital Geral Menandro de Faria, Hospital Geral Cleriston Andrade, Hospital Geral Vitória da Conquista, Hospital Geral de Guanambi, Hospital Especializado Octávio Mangabeira. 

Públicos envolvidos: Usuários das Hospitais da Rede Própria do Estado da Bahia

Contratante:  Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) 

Ações desenvolvidas: Dentre as ações desenvolvidas destacam-se:

  • Participação nas Oficinas para Elaboração da Política Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS – Bahia Participação na elaboração do Documento Orientador da Humanização no SUS Bahia. Esta ação contou com 76 trabalhadores FESF lotados nos serviços de saúde que preencheram o formulário para  envio de contribuições em consulta pública e deram importantes contribuições;
  • Sensibilização dos trabalhadores sobre os dispositivos da Política Nacional de Humanização através da leitura e discussão em grupo nos ambientes de trabalho, fomentando o protagonismo dos trabalhadores e usuários nas ações de saúde;
  • Distribuição entre os trabalhadores das unidades contempladas no contrato a Cartilha do Ministério da Saúde sobre Acolhimento e Classificação de Riscos nos Serviços de Urgência. A Cartilha têm função multiplicadora, com ela o Ministério da Saúde espera poder disseminar esta tecnologia de humanização para a atenção e para a gestão no campo da Saúde.
  • Distribuição do PROTOCOLO ESTADUAL DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO entre os trabalhadores das unidades contempladas no contrato fomentando a discussão e disseminação do documento elaborado pela SESAB “na tentativa de reorganizar o atendimento nas portas de entrada de urgência e de contribuir com a qualificação da atenção, na medida em que organiza o fluxo de pacientes e garante uma assistência à saúde resolutiva e humanizada a todos os pacientes em situações de sofrimento agudo ou crônico agudizado, padronizando o atendimento e criando uma linguagem única na rede de atenção à saúde”.
  • Divulgação através de Boletins eletrônicos das ações desenvolvidas pelo Fórum de Apoiadores de Gestão e Humanização no Trabalho na Saúde – FAGTS da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e outras iniciativas de humanização da assistência e da gestão;
  • Realização de Diagnóstico da situação de implantação dos dispositivos da Política Nacional de Humanização em todas as unidades contempladas no contrato;
  • Elaboração de Planos de Ação visando a implementação da PNH em todas as unidade contempladas;
  • Disseminação da PNH e de experiências exitosas através de Webpalestras a profissionais da saúde; 
  • Monitoramento do Funcionamento das Ouvidorias nas unidades de saúde quando se definiu como estratégia, o acompanhamento das demandas registradas no Sistema Ouvidor SUS relacionadas às unidades contempladas no contrato. Enfatizou analisar o cotidiano dos serviços, de maneira a chamar a atenção para o próprio processo de construção e apropriação das informações partindo dos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH). E nesta análise, enfatizar a participação dos diferentes sujeitos, gestores, trabalhadores, usuários e apoiadores. 
  • Participação nos espaços coletivos do HumanizaSUS tais como: Fórum de Apoiadores da Gestão e Humanização do Trabalho na Saúde (FAGHTS) e Núcleo Técnico de Humanização – NTH
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.