Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Programas Integrados De Residência Em Saúde Da Família.

Desde 2015 formando profissionais, cuidando das pessoas e fortalecendo o SUS da Bahia.

Os Programas Integrados de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família da FESF-SUS foram implantados em março 2015 em parceria com a Fiocruz-BA.

A pós-graduação médica e em área profissional na modalidade residência vem sendo uma aposta importante, não só para a qualificação de profissionais, como dos próprios serviços do Sistema Único de Saúde de todo o Brasil. Este tipo de formação apresenta um grande potencial de indução de mudanças no modelo de atenção à saúde através da transformação das práticas de acordo com a realidade dos serviços onde os residentes estão inseridos.

Inicialmente, o cenário de prática da Residência se deu no município de Camaçari com a abertura de 80 vagas para profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de educação física e sanitaristas. Em 2017, ampliamos para os municípios de Dias D’ávila e Lauro de Freitas e incluímos o profissional de psicologia.

A Residência tem uma duração de 24 meses e atualmente os residentes de primeiro ano estão inseridos em 20 equipes de Saúde da Família e 3 de NASF em Camaçari e, em 8 Equipes de Saúde da Família e 2 de NASF em Dias D’ávila. Os residentes do segundo ano, além de permanecerem na saúde da família para desenvolverem competências gerenciais e de iniciação à preceptoria, estão inseridos nos espaços de gestão da Atenção Básica, Áreas Técnicas, Planejamento, Vigilâncias, Educação Permanente, Regulação, Apoio Institucional municipal e distrital, além de serviços das Redes de Atenção à Saúde, como Oncologia, Urgência, Urgência Pediátrica, Cegonha, Saúde Mental, IST/AIDS, doenças crônicas entre outras. Estes residentes são acompanhados por um corpo pedagógico e de gestão composto por 72 profissionais de saúde contratados pelo Programa, além das referências dos trabalhadores dos municípios que atuam nos serviços por onde passam.

Além das atividades práticas e teórico-práticas realizadas no cotidiano dos serviços, os residentes estão expostos a ofertas pedagógicas que utilizam de metodologias arrojadas, indutoras de uma formação crítica e reflexiva, que estimula a produção de conhecimento de forma ativa e tendo as experiências dos próprios residentes como o centro da aprendizagem.

De 2015 até março de 2019, 176 profissionais foram certificados e até fevereiro de 2021 espera-se que mais 120 concluam sua formação.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.