O Telessaúde Brasil Redes é o programa instituído pela Portaria GM/MS nº 2.546 de 27 de outubro de 2011, para promover serviços de Telessaúde no país. No estado da Bahia, o Núcleo Técnico Científico Telessaúde, com sede na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, vinculado à Diretoria de Atenção Básica, desenvolve suas atividades através do contrato de programa com a Fundação Estatal Saúde da Família – FESFSUS. Com atividades iniciadas no ano de 2013, o projeto Telessaúde Bahia que abrange os 417 municípios, têm buscado o melhor desenvolvimento e qualificação dos profissionais da atenção básica que utilizam o apoio clínico e a educação permanente, como mecanismos de melhoria da gestão e qualificação das equipes de saúde e seus processos de trabalho por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
O Núcleo do Telessaúde da Bahia possui uma equipe formada por profissionais de nível superior de diferentes categorias profissionais da área da saúde (monitoras de campo), referências para as diferentes regiões do Estado, que monitoram e acompanham os indicadores de saúde e de utilização dos serviços, desenvolvendo ações singulares para os municípios e apoiando gestores e trabalhadores dos municípios do Estado para o uso das TICS e serviços do Telessaúde.
Os serviços ofertados pelo Telessaúde da Bahia são:
- Teleconsultoria: podem ser por livre demanda ou especializadas. As teleconsultorias por livre demanda resultam de dúvidas existentes no cotidiano de trabalho das equipes, são referentes aos mais diversos temas que permeiam o trabalho na atenção básica e surgem a partir da necessidade sentida pelos trabalhadores. As teleconsultorias especializadas estão relacionadas a temas/agravos/situações específicas e contam com a segunda opinião de um especialista no tema. Atualmente dispomos de mais de 35 especialidades e subespecialidades.
- Tele-educação: Por meio do uso das TICS é possível ofertar atividades educativas, de aperfeiçoamento e atualização com professores, pesquisadores e profissionais de referência em diversos temas de relevância para a atuação na Saúde, principalmente na Atenção Básica, sem custos de deslocamento para estudantes, profissionais e gestores da saúde e afins. Entre os produtos da tele-educação estão: a Webpalestra, Webaula, Podcast, Plantão Tira-dúvidas, Cursos de Atualização, Boletins e cartilhas temáticas
- Telediagnóstico: Segundo Portaria do Ministério da Saúde nº 2546 de 27 de outubro de 2011, o serviço de telediagnóstico é definido como serviço autônomo que utiliza as tecnologias da informação e comunicação para apoiar o diagnóstico por meio de distâncias geográficas e temporal. A oferta do telediagnóstico tem como objetivos principais: reduzir custos em saúde; evitar longos deslocamentos de pacientes e profissionais; promover o acesso remoto a recursos de apoio diagnóstico, considerando as regiões mais distantes e vazios assistenciais no Estado. Em março de
2019, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, foi aprovada a Resolução CIB – Nº 36, que aprovou a oferta de Telediagnóstico para Atenção Básica do Estado da Bahia. Atualmente o Núcleo oferta o telediagnóstico em eletrocardiograma e em dermatologia.
- Segunda Opinião Normativa (SOF): é uma resposta sistematizada, originada das teleconsultorias, elaboradas pelos Núcleos de Telessaúde (NT) com base nas melhores evidências científicas. Abordam temas prioritários para a Atenção Primária à Saúde (APS) e tem como objetivo ampliar a capacidade resolutiva dos profissionais e equipes de saúde.
- Apoio à implantação do PEC/e-SUS:é capacitação para profissionais da atenção básica dos municípios e dos Núcleos e Bases das Regiões para uso e implantação do PEC e CDS.
Conheça as ofertas do Telessaúde Bahia:
https://www.youtube.com/watch?v=tLehhL09h6U
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/telessaudeba
https://www.youtube.com/user/CanalTelessaudeBA