O Diretor Adjunto da FESF-SUS, José Santana, a Coordenadora Geral dos Programas Integrados de Residência Multiprofissional e Médica, Grace Rosa, e Antonio Marcos Sampaio, Assessor de Relações Institucionais e Gestão Participativa da FESF-SUS, foram recebidos na última terça-feira (21) pelo Secretário Municipal de Saúde de Salvador, Léo Prates. O encontro teve como pauta o Termo Aditivo ao convênio do Programa, junto à Fundação Estatal.

Os Programas Integrados de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família foram implantados em março de 2015 na FESF-SUS, em parceria com a Fiocruz-BA.

A pós-graduação médica e em área profissional na modalidade residência vem sendo uma aposta importante, não só para a qualificação de profissionais, como dos próprios serviços do Sistema Único de Saúde de todo o Brasil. Este tipo de formação apresenta um grande potencial de indução de mudanças no modelo de atenção à saúde através da transformação das práticas de acordo com a realidade dos serviços onde os residentes estão inseridos.

“A residência médica faz com que o profissional crie vínculos e apoie a população nos problemas da comunidade, criando um hábil manejo para identificar o estado de saúde daqueles pacientes de acordo com sua realidade”, ressaltou o Secretário Leo Prates.

A coordenadora, Grace Rosa, fez um panorama do Programa em Salvador e trouxe questões referentes ao cotidiano das unidades. Juntamente com José Santana, tratou da necessidade de planejar a execução do programa na capital no próximo ano.