O trabalho intitulado “Atuação do cirurgião-dentista como referência em saúde mental e primeiro acesso ao atendimento multidisciplinar: relato de experiência”, de autoria do residente Viktor Carvalho, foi premiado, por sua cientificidade, durante o 3º Curso de Inverno em Saúde Pública, promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), de 14 a 20 de julho, na cidade do interior paulista.
Aluno do segundo ano de Residência em Saúde da Família FESF-SUS/Fiocruz, Carvalho, que é dentista, salientou que a honraria é fruto do trabalho desenvolvido como aluno de Residência em Saúde da Família FESF-SUS/Fiocruz na Unidade de Saúde da Família Piaçaveira, região 4, no município de Camaçari (BA).
Ao comentar sobre a menção honrosa recebida pelo residente, José Santana, responsável pelo Programa de Residência Médica da FESF-SUS, salientou: “a odontologia tem a formação pouco voltada para a atenção básica, e há uma dificuldade na integração da agenda do dentista com os demais profissionais. Ter um residente do nosso programa sendo referência em saúde mental, que é um ponto sensível na Atenção Primária à Saúde (APS), e atuando como primeiro acesso ao atendimento multidisciplinar é indicativo de um trabalho bem feito, e de que estamos no caminho certo”.
Saiba mais sobre o Programa
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF-SUS/Fiocruz foi credenciado junto ao Ministério da Educação no ano de 2014, respaldado pela experiência acumulada em gestão, no cuidado e condução de processos de formação e educação permanente em saúde da FESF e a excelência em produção de ciência, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos na área de saúde da Fundação Oswaldo Cruz e Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.
É caracterizado como um programa de formação, que visa contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, norteados pelos princípios do Sistema Único de Saúde e da Estratégia da Saúde da Família. Seu desenvolvimento ocorre integrado ao Programa de Medicina de Família e Comunidade da Fundação. Atualmente, a FESF-SUS conta com 200 profissionais cursando o programa integrado, já tendo formado 176 residentes desde 2014.
Foto retirada do perfil Facebook.