Nesta quarta feira (17) a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Santa Terezinha, localizado a 234 km de Salvador, participaram de uma qualificação para E- SUS/PEC Território com uso de tablet.

Os tablets foram entregues pelo Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Cerqueira,  aos 25 agentes de saúde que participaram do encontro. A qualificação foi resultados da ação conjunta do Telessaúde e Apoio Institucional, serviços realizados pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), através do contrato de programa com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha.

A qualificação foi ofertada aos trabalhadores da Atenção Básica sobre o uso do E- SUS/PEC Território, para o registro das informações utilizando o tablet, acelerando o processamento de dados, através das informações colhidas em território, alimentadas em tempo real no sistema e-SUS.

As informações coletadas subsidiam o trabalho com a programação em saúde, e o cuidado da equipe de saúde da família. “Os dados são para subsidiar o levantamento Epidemiológico, a cartografia do território, e apoiar a gestão na tomada de decisões. Essa ação contribui para a qualificação da Atenção Básica do município”, reforçou a gestora do Apoio Institucional da FESF-SUS, Kally Cristina Silva.

Atuaram como facilitadores neste encontro Pedro Brasileiro, Apoiador Institucional e Jairo Filho, Tecnologia da Informação do Telessaúde. Esta qualificação está na programação da Diretoria de Atenção Básica (DAB), e da Superintendência de Atenção a Saúde (SAIS), além de ser meta de contrato entre a FESF-SUS e a SESAB.

A primeira turma desta qualificação foi em Amargosa, com a presença de 95 ACS. Antes do encontro presencial, foram realizadas webreuniões de preparação, além de estar previsto a realização de webpalestras de suporte.