
Gestantes de Camaçari, Conde, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho, municípios da Região Metropolitana de Salvador-RMS, terão agora uma nova unidade de referência para o seu parto, a Maternidade de Camaçari. Com um investimento de R$ 65,5 milhões, a unidade foi entregue pelo governador Rui Costa, na sexta-feira (30), e já está sendo gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).
A maternidade conta com 80 leitos de internação nas especialidades de Obstetrícia clínica e cirúrgica com gestão de alto risco, além de 10 leitos de UTI Neonatal (UTIN), 10 leitos de UCI Neonatal (UCINCO), 5 leitos de UCI Neonatal Canguru (UCINCA) e 5 leitos de PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Com três pavimentos, o prédio tem uma área de 10,2 mil m².
A nova unidade é dotada de modernas instalações e abrigará, além dos leitos, outras áreas como ambulatórios e espaços para ensino e pesquisa.

Cerca de 450 profissionais atuarão na maternidade para garantir a assistência das mães e bebês desde seu acolhimento até a sua alta. A previsão da capacidade média mensal da nova maternidade é de 5.400 atendimentos, com a realização de cerca de 550 partos.
“É essencial que ofereçamos uma boa assistência à mulher em um dos momentos mais importantes da sua vida, que é o parto. Estamos vencendo barreiras na assistência materna, reduzindo o risco de morte materna e neonatal. Fica cada vez mais evidente a importância de se ter equipamentos de qualidade como este que está sendo entregue”, afirma a secretária estadual de Saúde, Adélia Pinheiro.
A Maternidade de Camaçari está estruturada para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados de referência para o parto de risco habitual e para gestação de alto risco, garantindo atendimento humanizado e resolutivo; acolhimento com classificação de risco; boas práticas e segurança na atenção ao parto, abortamento, nascimento e puerpério.
CONFIRA AQUI A GALERIA DE FOTOS DA INAUGURAÇÃO
Mais investimentos em Camaçari
Com o início do funcionamento da maternidade, os leitos da ala dedicada à obstetrícia, do Hospital Geral de Camaçari, serão voltados para pacientes com outro perfil, aumentando a capacidade de atendimento da unidade em diversas especialidades, como clínica médica e clínica cirúrgica.
Referência para moradores de 25 municípios da Bahia, o HGC vem recebendo sucessivos investimentos do Governo do Estado, a exemplo da requalificação da emergência e das enfermarias.
Fonte: Ascom/Sesab com adaptação