Mariana Carvalho, trabalhadora de carreira, fonoaudióloga, concursada na Fundação Estatal Saúde da Família, que atua nos Programas Integrados de Residências FESF/Fiocruz- Ba, fez do seu trabalho na Instituição objeto de pesquisa do mestrado pela UNEB. A qualificação foi realizada de forma online, pelo Departamento de Ciências da Vida, do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, na última sexta-feira (11).

A pesquisa desenvolvida por Mariana teve como título “O processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID: Análise da readequação do Programa Integrado de Residência FESF/Fiocruz Bahia”, foi orientada pelo Professor Doutor Thadeu Santos.

A pesquisadora destacou que durante o processo de trabalho na pandemia, foi preciso readequar as ofertas de atividades teóricas da residência, adaptando para a modalidade online. “Percebemos durante esse processo, para nossa surpresa, que atividades online valorizam a interação e o trabalho coletivo”, ressaltou.

Os processos de ensino-aprendizagem possibilitam aperfeiçoar a formação, tomando como referência a qualificação do serviço. “Iniciei a pesquisa sobre as variáveis que têm mais influência nesse processo, e no período pandêmico emergiu um maior interesse em recursos tecnológicos e o valor de uso dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, onde a readequação foi necessária” reforçou Mariana.

Como uma devolutiva ao programa, a pesquisa será apresentada aos residentes e equipe da coordenação, atendendo ao objetivo da residência, que é qualificar trabalhadores do SUS e para o SUS. “Minha intenção é provocar a análise sobre essa readequação do ensino-aprendizagem, a partir das recomendações normativas deliberadas durante a pandemia pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Saúde”, destacou a trabalhadora.

Saiba +
Os Programas Integrados de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família da FESF-SUS foram implantados em março 2015, em parceria com a Fiocruz-BA.
A pós-graduação médica e em área multiprofissional na modalidade residência vem sendo uma aposta importante, não só para a qualificação de profissionais, como dos próprios serviços do Sistema Único de Saúde de todo o Brasil. Este tipo de formação apresenta um grande potencial de indução de mudanças no modelo de atenção à saúde através da transformação das práticas de acordo com a realidade dos serviços onde os residentes estão inseridos.