Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os trabalhadores do Serviço de Atenção Domiciliar da FESF participaram, nos dias 13 e 14 de julho, do II Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar – CONSAD Saúde 2017 realizado na cidade de Salvador. O evento teve como tema central: SUSTENTABILIDADE PARA BOAS PRÁTICAS E DESFECHOS EM ATENÇÃO DOMICILIAR: UM DESAFIO TÉCNICO, ÉTICO E MULTIDISCIPLINAR.

O evento dividiu os temas em trilhas científicas como: Programa Melhor em Casa; Atenção Integral à Saúde; Avanços no Processo de Desospitalização e Transição de Cuidados; Tecnologia; Telemedicina; Formação; Remuneração e Engajamento Profissional; Questões Éticas e Legais na oferta de cuidados a pacientes agudos, crônicos e idosos; Judicialização; Cuidados Paliativos; Visão dos diferentes Players do Mercado da Atenção Domiciliar; Indicadores de Qualidade; Segurança e Custos, entre outras abordagens atuais e relevantes para os profissionais que trabalham na área de atenção domiciliar. Por meio da Expo Feira apresentou inovações tecnológicas e soluções de gestão.

Foram apresentados inúmeros trabalhos nas categorias: Científica e Cases Práticos de Sucesso. Dentre os trabalhos premiados, dois tiveram como autoras: a Enfermeira Ioná Pereira, que atua na base do Hospital Geral Prado Valadares, situado em Jequié. O outro teve a autoria da Chefe de Equipe e medica da base do Hospital Especializado Octavio Mangabeira Maiana Prates, e Patrícia Fontes respectivamente, que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar da FESF.

O primeiro trabalho teve como objetivo descrever e analisar os resultados obtidos através do uso da terapia compressiva por Bota de Unna – bandagem com calamina, no tratamento de feridas venosas. O segundo teve como objetivo promover aos cuidadores dos pacientes assistidos pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar da FESF de Salvador informações sobre: o que é atenção domiciliar, o papel do cuidador nesse cenário, a sobrecarga do cuidador, como identifica-la e preveni-la; visando articulações e criação de redes de apoio para melhorias na assistência e na qualidade de vida do cuidador. Os trabalhos apresentandos foram premiados com mensão honrosa.

A FESF atende hoje, através do Contrato celebrado com a Secretaria da Saúde do Estado, cerca de quatrocentos pacientes nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus e Guanambi. A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de proporcionar ao paciente o aconchego do lar.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e nutricionista.

Através da Central Estadual de Regulação os pacientes são incluídos no Programa e passam a receber atendimento multiprofissional com foco na humanização. Mais informações sobre o Programa Melhor em Casa acesse: www.portalsaude.saude.gov.br ou www.fesfsus.ba.gov.br

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.