A II Mostra Integrada de Humanização e Saúde do Trabalhador do SUS Bahia realizada nos dias 29 e 30 de novembro reuniu experiências e trabalhos que contribuíram para a valorização do trabalhador e/ou defesa dos direitos dos usuários do SUS no Estado.

Nesta edição foram entregues cinco menções honrosas a trabalhadores da Fundação Estatal Saúde da Família. As apresentações foram realizadas no formato banner que ficaram expostos no hall do auditório do HGE 2, em Salvador.

Premiada em primeiro lugar, a arte presente no cuidado às gestantes em Salinas da Margarida, foi apresentado pela enfermeira do HPP da FESF-SUS, Daianne Soares, com o tema: “Pintura na barriga materna: inovação e estímulo ao Parto Normal Humanizado em Hospital de Pequeno Porte, através do trabalho desenvolvido com pinturas na barriga, conhecido como ultrassom natural, que retrata a posição do bebê na barriga da mãe através de desenhos lúdicos.

O trabalho intitulado “Qualificando o Acesso dos Usuários aos Serviços de Saúde” sobre o informativo Você Sabia, elaborado e distribuído pela FESF-SUS, foi apresentado por Sheilla Carla Neves dos Santos, gestora do serviço de Implementação da Política Estadual de Humanização Hospitalar na rede própria do Estado da Bahia, pela FESF-SUS. O informativo é mensal e aborda a Carta do Direito dos Usuários, com o objetivo de fomentar a autonomia e o protagonismo dos usuários diante das suas necessidades de saúde e qualificar o acesso aos serviços de saúde.

O “Gerenciamento de Enfermeiras (os) Obstetras em Hospitais de Pequeno Porte”, também em formato banner, foi apresentado por Keyla da Silveira Pinto, relatando o modelo de gestão envolvido nos processos de atenção à saúde da mulher, com vistas à construção de uma Rede de Atenção à Saúde integrada que possibilite maior qualificação da assistência à saúde. A ação ocorre através do gerenciamento de enfermeiras (os) obstetras nas unidades de HPP busca apoiar, subsidiar, propiciar e estimular a participação destes profissionais na assistência às gestantes, parturientes e puérpera.

Também foi apresentado um relato de experiência desenvolvido pela equipe de trabalhadores da FESF-SUS na Central de Regulação SUL – CRSUL que tem como linha mestre a “Educação Permanente” como ferramenta importante na valorização do trabalhador e processos de mudanças positivas no cotidiano do trabalho, com o tema “Educação Permanente como Dispositivo para Valorização dos Trabalhadores na Central de Regulação de Leitos da Região Sul (CRSUL) ”.

O Programa Primeiro Emprego foi representado através da apresentação de dois trabalhos, que também receberam menção honrosa. “Prática de Diálogo Semanal de Segurança e Aulas Introdutórias de Estágio” foi apresentado por Adeilma dos Anjos Conceição, Joana Nunes dos Santos, Daniele Medina e Esperança Lino Mota.  E o trabalho “Fluxograma de Acolhimento e Socialização dos Trabalhadores Temporários Apenados do Hospital Menandro de Farias”, de autoria de: Lidiane de Oliveira Conceição Barreto, Daniele Medina, Esperança Lino, Marina Leal, Joana Nunes e Adeilma dos Anjos.