Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nesta segunda feira (01), a enfermeira obstetra Rita Calfa ministrou a palestra intitulada Políticas de Saúde da Mulher – Revisão Histórica. O tema destacou os avanços nas Políticas Públicas para garantir os direitos das mulheres no SUS.

A webpalestra faz parte da proposta de educação permanente do Serviço de Implementação da Política Estadual de Hospitais de Pequeno Porte (HPP) do Estado da Bahia, através da operacionalização do Serviço de Parto Normal Humanizado da Fundação Estatal Saúde da Família FESF-SUS. Atualmente, o serviço é executado em 16 municípios que foram contemplados com enfermeiras obstetras.

Calfa apresentou os conceitos sobre saúde da mulher na década de 70 e as mudanças a partir da década de 80 e ressaltou a importância da estratégia Rede Cegonha no fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde da Mulher, no componente de atenção obstétrica. Ainda destacou alguns princípios importantes da Rede Cegonha, como: defesa dos direitos humanos da mulher e crianças com respeito à diversidade cultural, étnica e racial; as diferenças regionais; a equidade; o enfoque de gênero, dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de mulheres e homens, jovens e adolescentes; e a participação social.

Segundo Calfa, a Rede Cegonha continua sendo um compromisso dos gestores e profissionais de saúde para garantia da universalidade, equidade e integralidade pretendida. Apesar dos esforços e garantias estabelecidas em lei, segundo Calfa, “As mulheres continuam tendo seus direitos desrespeitados, assim como as suas necessidades específicas. Identificar as características de saúde da população feminina é fundamental para o avanço das políticas de saúde sexual e reprodutiva”, reforçou.

BAIXE AQUI AS APRESENTAÇÕES:

APRESENTAÇÃO-RITA-CALFA-POLITICAS-DE-SAÚDE-DA-MULHER.pdf

 

HPP_FESF-SUS.pdf
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.