Área do Cidadão

Escolha os serviços que te interessam

Como funciona o SUS?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do povo brasileiro, garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, por meio da Lei n. 8.080/1990.
O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde. O SUS é financiado com os impostos do cidadão – ou seja, com recursos próprios da União, Estados e Municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. O SUS nasceu por meio da pressão dos movimentos sociais que entenderam que a saúde é um direito de todos, uma vez que, anteriormente à Constituição Federal de 1988, a saúde pública estava ligada a previdência social e a filantropia.

Unidades FESF-SUS

Policlínica de Narandiba

Policlínica de Escada

Maternidade de Camaçari

Maternidade de Camaçari

Tel:. 71 98380-0635

R. Principal - Jardim Limoeiro, Camaçari - BA, 42801-170

Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio

Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio

Tel:. 73 3234-3850

Av. Brasil s/n, Conquista, Ilhéus, Bahia. CEP: 45650-270

Ouvidoria

A ouvidoria é um espaço que garante a comunicação e articulação entre o cidadão que exerce o seu papel no controle social e o gestor, visando contribuir para uma melhoria contínua dos serviços prestados pelo SUS. Garantindo ao cidadão a oportunidade de participar da Gestão de Políticas Públicas da Saúde, através das suas manifestações (solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões). Utilizando-se de canais agéis e eficientes. Além de zelar por ações que garantem questões éticas, assegura a privacidade e a confidencialidade em todas as etapas do processamento das manifestações registradas na Ouvidoria.
  • Ouvidoria FESF-SUS
  • ouvidoria@fesfsus.ba.gov.br

  • (71) 3417-3503

  • Ouvidoria SUS Bahia
  • 0800 284 0011 atendimento de 8h às 18h

  • Sede SESAB : 4ª Avenida, 400, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador/BA, Cep: 41745-900

Projeto Primeiro Emprego

O que é?

O Projeto Primeiro Emprego (PPE) é um incentivo à primeira experiência profissional do egresso do ensino técnico da Rede Estadual de Educação Profissional do Estado da Bahia, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, conforme Lei nº 14.395 de dezembro de 2021. Durante os vinte e quatro meses de atuação no PPE, o trabalhador educando participará de um conjunto de ações de educação profissional, entre elas: o Programa de Aperfeiçoamento Profissional, atividade de formação continuada, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem; acompanhamento e monitoramento das atividades; elaboração de propostas de melhorias na prestação do serviço público e análise das competências do trabalhador, a partir da prática laboral para retroalimentação dos currículos no ensino técnico da rede pública estadual.

Como fazer parte?

Os estudantes egressos dos cursos técnicos da Rede Estadual de Educação Profissional com curso concluído a partir de 2015. O egresso será selecionado a partir do ranking de rendimento escolar (notas) elaborado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A convocação para fazer parte do projeto é realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (SETRE), por meio de telefonemas, e-mails direcionado ao beneficiário. O egresso que tiver interesse em atuar no Projeto Primeiro Emprego deve manter seus dados cadastrais atualizados em sua escola de formação.

Programas Integrados de Residências

Como ingressar no Programa de Residência?

O ingresso nos programas integrados de residência FESFSUS se dá através de processo seletivo público

Quais os cursos disponíveis na Residência?

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, e o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade.

©2023 FESF-SUS. Todos os direitos reservados.

Contate-nos: